Abdominoplastia e Mini-abdominoplastia qual a diferença?

Abdominoplastia e Mini-abdominoplastia qual a diferença?
Abdominoplastia e Mini-abdominoplastia qual a diferença?

A abdominoplastia e a miniabdominoplastia são procedimentos que vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios de cirurgia plástica, afinal, a flacidez de pele em excesso na região abdominal, seja ela por hereditariedade, após uma perda de peso muito grande ou devido a uma gravidez, pode gerar insatisfação com a aparência da barriga.

 

Nesse momento, os procedimentos cirúrgicos citados podem ser considerados para reparar o problema, mas mesmo que ambas as cirurgias plásticas sejam indicadas para retirar e corrigir o excesso de pele do abdômen, elas se diferenciam tanto na execução quanto no objetivo.

 

  • Quais são os objetivos e as principais diferenças entre a abdominoplastia e a miniabdominoplastia?

A abdominoplastia possui o objetivo de retirar o excesso de pele e reforçar a parede abdominal. A miniabdominoplastia possui o mesmo objetivo, porém é realizada em uma área menor e não no abdômen total.

 

Ambas são cirurgias plásticas indicadas para retirar e corrigir o excesso de pele do abdômen, mas, diferente da abdominoplastia clássica — na qual retiramos uma grande quantidade de pele, realizamos a plicatura da musculatura do abdômen, remodelamos o umbigo e tratamos a flacidez acentuada —, a miniabdominoplastia é indicada apenas para casos de flacidez leve, realizando a plicatura apenas da musculatura abaixo do umbigo e sem interferir muito no umbigo.

 

Em ambos os procedimentos, a incisão da cicatriz é horizontal, logo acima dos pelos pubianos e se prolonga lateralmente. O que difere é a extensão da cicatriz, maior no caso da abdominoplastia clássica e menor no caso da miniabdominoplastia.

 

  • Quando a abdominoplastia e miniabdominoplastia são indicadas?

A abdominoplastia e a miniabdominoplastia são indicadas para pacientes que passaram por um processo de emagrecimento com grande perda de peso ou por gestação e apresentam flacidez ou sobra de pele consequente a estes.

 

Vale ressaltar que esses procedimentos não têm como objetivo o emagrecimento, portanto não são indicados para quem quer perder peso. Na verdade, eles são indicados como uma consequência da perda de grande quantidade de peso, sendo destinados para modificar a silhueta corporal e não o peso na balança.

 

O excesso de gordura e flacidez é um problema que pode fazer com que uma pessoa se sinta fisicamente desconfortável e gerar prejuízos à autoestima. Mas, para solucioná-lo de forma precisa e conferir um bom resultado ao paciente, o procedimento mais adequado deve ser indicado por um cirurgião plástico de sua confiança.

 

Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso e entender qual o procedimento mais adequado para solucioná-lo.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Victor
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ana Luiza Vieira Pasqualino
11/06/2022
Excelente cirurgião plástico!
Isabela Cortati
23/02/2022
Sempre muito bem atendida desde a primeira consulta, cuidado e acompanhamento impecáveis.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email