Silicone e Amamentação
Normalmente, a prótese de silicone, em si, não influencia na amamentação. Entretanto, algumas técnicas podem afetar a produção ou escoamento do leite. As principais técnicas para colocação das próteses de silicone são:
- Retroglandular: Esta é a técnica mais comum, no qual a prótese é inserida atrás da glândula mamária.
- Retromuscular: Neste método a prótese é colocada atrás do músculo.
- Dual plane: A parte superior da prótese ficará coberta pelo músculo e a inferior pela glândula.
Em qualquer uma dessas três técnicas, não haverá interferência na amamentação, pois em ambas as próteses são inseridas atrás das glândulas mamárias. Além disso, embora não seja um fato obrigatório, após o período de amamentação, a troca da prótese, ou a retirada de parte da pele flácida, pode ser indicada.
Sendo assim, recomendo que se você deseja colocar implantes de silicone e, ao mesmo tempo, pretenda ter filhos, converse abertamente com o seu cirurgião plástico e certifique-se de que a técnica escolhida seja compatível com o aleitamento materno.