Como posso evitar o efeito sanfona?

Como posso evitar o efeito sanfona?
Como posso evitar o efeito sanfona?

É comum observarmos pessoas que desejam perder peso rapidamente investindo em dietas muito restritivas, pouco saudáveis, limitantes em alimentos ou nutrientes e difíceis de serem sustentadas por longos períodos. Com isso, elas realmente acabam perdendo peso, mas em seguida, acabam recuperando todos os quilos perdidos — e muitas vezes ganham até mesmo alguns quilinhos a mais.

 

Chamado de efeito sanfona, esse sobe e desce dos dígitos da balança que ocorre em decorrência da adoção de métodos para emagrecer difíceis de serem sustentados a longo prazo, podem prejudicar a saúde física e mental, afinal, conforme emagrecemos, nosso corpo tenta preservar sua reserva de gordura, energia vital para os momentos de escassez de alimentos.

 

Assim, ocorrem diversas alterações no organismo que acabam favorecendo o reganho de peso, tornando-se cada vez mais difícil manter-se no peso ideal e fazendo com que o corpo fique suscetível a problemas como:

 

  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Aumento dos níveis de colesterol ruim;
  • Hipertensão;
  • Doenças coronárias;
  • Problemas renais.

 

A maneira mais indicada de conseguir emagrecer sem sofrer com o efeito sanfona, é fazer isso da maneira correta, com acompanhamento médico e através da prática de exercícios físicos aliados a uma dieta adequada, planejada de forma individualizada.

 

No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email