Cirurgia bariátrica depois dos 60 anos. É possível?

Cirurgia bariátrica depois dos 60 anos. É possível?
Cirurgia bariátrica depois dos 60 anos. É possível?

Sim, pacientes com mais de 60 anos podem ser submetidos a cirurgia bariátrica e metabólica, mas a indicação do procedimento e preparo pré-operatório da cirurgia devem ser ainda mais minuciosos para pacientes idosos, devido às características clínicas comuns aos pacientes desta faixa etária. É comum que os pacientes com mais de 60 anos apresentam comorbidades como hipertensão arterial e diabetes, sendo necessário investigar se após um longo período convivendo com estas doenças, os mesmos não apresentam lesões no organismo.

 

No Brasil, cerca de 16% das mulheres com mais de 65 anos e aproximadamente 9% dos homens a partir da mesma idade são obesos graves. Esse fator, somado ao aumento da expectativa da nossa população, que hoje é de 75 anos, devem ser considerados na hora de cogitar sobre a bariátrica, afinal, fazer a cirurgia com 60 anos ou mais pode significar viver mais e com muito mais qualidade, devido ao controle das doenças associadas. Pesquisas realizadas especialmente nos Estados Unidos apontam que os idosos que realizaram a cirurgia bariátrica tiveram queda na mortalidade, insuficiência cardíaca, infartos e de casos de AVC .

 

Para pacientes com mais de 60 anos, as técnicas cirúrgicas mais indicadas são aquelas que apresentam o mínimo de redução na capacidade de absorção dos alimentos, já que a ingestão de proteínas e de vitaminas é indicada para todos os pacientes bariátricos. Além disso, a perda de peso esperada nessa faixa etária é menor do que em pacientes mais jovens, sendo considerado como satisfatório um resultado que promova a redução de 25% do peso, reduzindo as comorbidades associadas à doença.

 

No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email