O que evitar antes do exame de bioimpedância?

O que evitar antes do exame de bioimpedância?
O que evitar antes do exame de bioimpedância?

O IMC (índice de massa corporal) é um cálculo utilizado internacionalmente  pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para calcular o peso ideal de uma pessoa, analisando o índice de gordura corporal de uma pessoa. 

 

Entretanto, avaliar uma pessoa somente pelo seu IMC não é suficiente para verificar o seu estado nutricional, já que o cálculo considera apenas os números mostrados na balança, sem estimar o percentual exato de gordura, água e de massa magra. Para realizar uma avaliação precisa, o paciente deve realizar o exame de bioimpedância.

 

Por meio da bioimpedância, pacientes que realizam cirurgia bariátrica, conseguem acompanhar seus resultados e podem ser orientados sobre práticas que os ajudem a atingir as porcentagens esperadas de um corpo saudável. Esse exame é uma excelente ferramenta de apoio na garantia do sucesso da cirurgia e do acompanhamento do paciente.

 

Antes de se submeter ao exame, o paciente deve evitar:

 

  • O consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos 24h;
  • A prática de atividade física intensa ou o uso de saunas um dia antes do exame;
  • Mulheres devem evitar o exame durante o período pré-menstrual, pois os hormônios afetam os resultados;
  • O paciente deve permanecer por, no mínimo, dois dias sem consumir chocolates, chá mate, bebidas energéticas, refrigerantes e café;
  • É preciso estar em jejum por pelo menos 4 horas antes da realização do exame;
  • Deve-se urinar 30 minutos antes do exame;
  • Caso o paciente esteja apresentando sintomas característicos de febre no dia do exame, é preciso informar ao profissional responsável pela realização da bioimpedância.

 

No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para atender e tratar pacientes bariátricos, bem como todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email