Necessidade protéica após a bariátrica

Necessidade protéica após a bariátrica
Necessidade protéica após a bariátrica

Atualmente, a cirurgia bariátrica representa a melhor alternativa para o tratamento da obesidade mórbida. Contudo, por promover uma rápida perda de peso, o procedimento também está acompanhado de uma perda considerável de massa muscular.

 

No pós-procedimento, a alimentação sofre uma redução considerável, a qual pode gerar uma deficiência de macronutrientes, principalmente de proteínas. Assim, devemos destacar que a necessidade proteica no período pós-cirúrgico torna-se ainda maior, pois há um maior catabolismo.

 

Além disso, muitos pacientes não priorizam o consumo de proteínas em suas refeições, seja pela maior dificuldade de mastigação ou pelo nível de saciedade que esse macronutriente produz. Dessa forma, a demanda aumentada após a cirurgia versus o baixo consumo acarreta em uma inadequação de proteínas no organismo, a qual pode causar diversos problemas, como a perda excessiva de massa magra, queda de cabelos, enfraquecimento das unhas, baixa imunidade, entre outros

 

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, todos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica devem ingerir cerca de 60 a 120g de proteínas diariamente e muitas vezes, para que seja possível atingir esta recomendação, o uso de suplementos proteicos se faz necessário.

 

Por isso, o acompanhamento médico no pós-bariátrica é extremamente importante e não deve, de forma alguma, ser abandonado. No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para prevenir, diagnosticar e tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email