Tonturas e problemas de audição

Tonturas e problemas de audição
Tonturas e problemas de audição
  • Tontura e problemas auditivos

Quando falamos dos sintomas relacionados à perda auditiva, a maioria das pessoas logo pensam na dificuldade para compreender e/ou escutar sons, e embora estes sejam os principais sintomas de que há algo errado com a audição, não são os únicos indicativos do problema.

Diversos estudos relacionam outras manifestações do organismo a problemas auditivos, como, por exemplo, a tontura. A tontura é um problema caracterizado pela perda de equilíbrio e dos sentidos espaciais, que ocorre quando há alguma anormalidade no labirinto. A cóclea (responsável pela função auditiva) e o labirinto (região da orelha ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção da posição do corpo) são os mais afetados quando o paciente passa a ter tontura, o que muitas vezes resulta no diagnóstico de labirintite ou de perda auditiva.

Uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Sergipe em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, analisou aproximadamente 300 idosos, com idade média superior a 70 anos e que sofriam com perda auditiva. O estudo constatou que em mais de 20% dos casos, a tontura era um sintoma presente nos quadros de perda auditiva. Esta é uma informação importante, já que na maioria dos casos, o indivíduo não percebe que está ouvindo menos do que o normal, mas tem sua qualidade de vida afetada com as frequentes tonturas.

No entanto, nem sempre a tontura pode estar associada a problemas auditivos, o problema também pode ser de origem psíquica, ocular, neurológica ou estar ligado a outras condições, como diabetes, anemia, problemas cardíacos, entre outros. Somente um otorrinolaringologista poderá investigar cada caso de tontura, realizando exames de audiometria e impedanciometria, por exemplo, para saber em quais frequências ocorrem as perdas e após isso, o profissional poderá encaminhar o paciente ao tratamento mais adequado.

Caso você esteja apresentando sintomas relacionados a perda auditiva ou a tontura, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu quadro e dar início ao tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dra. Angélica Ferreira
Otorrinolaringologista
Limeira / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Marcia Marcolina
01/08/2022
Excelente profissional!!
Mariana Lebl Mariana
01/08/2022
Excelente profissional, competente, atualizada.
Gustavo Torsoni
01/08/2022
A melhor clínica de Limeira e região! Profissionais excelentes.
Mariana Genesine
01/08/2022
Excelente profissional, humana, correta e extremamente capacitada. Difícil encontrar médicos assim hoje em dia
Nicia Santana
01/08/2022
Maravilhosa! Saber ouvir é um dom!
Aline
01/08/2022
Ótima médica e ser humano !
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
01/08/2022
Excelente médica!!! Muito acolhedora e competente!! Fiquei muito segura com seu atendimento.
Evanilda Souza
01/08/2022
A Dra Angélica é uma excelente profissional. Ela é competente, comprometida com os seus pacientes e muito humana.
Manuela Ferreira
01/08/2022
Muito simpática,doce,tem muito conhecimento na área,consulta impecável!!
Mario Nascimento
01/08/2022
Dra Angélica é uma profissional fantástica. Muito atenciosa e ao mesmo tempo, dedicada e humana, que procura ouvir ativamente…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email