Exame de Processamento Auditivo Central (PAC)

Exame de Processamento Auditivo Central (PAC)
Exame de Processamento Auditivo Central (PAC)

O nosso sistema auditivo é extremamente complexo, formado por diversas estruturas que se ligam para levar os sons que são captados pelos ouvidos até o cérebro. No entanto, se por algum motivo houver alguma alteração em uma dessas estruturas, o som pode chegar atrasado ao cérebro ou até mesmo nem chegar.  Quando isso ocorre, estamos diante do transtorno do processamento auditivo central, um problema caracterizado pela dificuldade que uma pessoa apresenta para processar informações sonoras, estabelecer conversas, organizar um discurso e para se expressar em ambientes com ruídos superiores a 85 decibéis.

 

O transtorno do processamento auditivo central afeta o processo de comunicação de um indivíduo como um todo, gerando limitações no seu cotidiano e, no caso de crianças, baixo desempenho escolar. Portanto, adultos e crianças que apresentam dificuldades de comunicação oral e/ou escrita, aprendizagem, compreensão em ambientes ruidosos, de concentração na realização de atividades ou no trabalho, devem passar pelo exame de Processamento Auditivo Central (PAC).

 

  • Como é feito o exame de Processamento Auditivo Central (PAC)?

 

O exame é realizado em um ambiente acusticamente tratado, no qual o paciente realiza uma série de testes específicos com a sua faixa etária e com o grau de perda auditiva (se houver), selecionados de acordo com o seu histórico e com as principais queixas relatadas. Antes de realizar o exame é importante que o paciente realize uma audiometria completa.

 

  • Como o exame de Processamento Auditivo Central (PAC) auxilia no diagnóstico de crianças com problemas de aprendizagem?

 

No caso de crianças com o transtorno do processamento auditivo central, tanto os pais quanto a escola devem ser orientados sobre como proceder com tais dificuldades auditivas. Além disso, o paciente recebe o encaminhamento para terapias adequadas, que possam auxiliar na melhora da sua qualidade de vida nos processos escolares.

 

O diagnóstico precoce é extremamente importante para evitar danos maiores a uma criança, pois quando esta não é corretamente diagnosticada, pode apresentar atrasos na fala ou problemas na aprendizagem, os quais, na maioria dos casos, podem ser tratados através da terapia fonoaudiológica. Por fim, na fase adulta, o impacto do transtorno do processamento auditivo central se mostra mais evidente nos ambientes social e profissional, mas também podem ser tratados de forma semelhante às crianças, através da terapia fonoaudiológica.

 

Caso você tenha identificado algum problema de comunicação ou de aprendizagem no seu filho (a), em você mesmo (a) ou em algum parente, agende uma avaliação para que possamos investigar as causas e dar início ao tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dra. Angélica Ferreira
Otorrinolaringologista
Limeira / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Marcia Marcolina
01/08/2022
Excelente profissional!!
Mariana Lebl Mariana
01/08/2022
Excelente profissional, competente, atualizada.
Gustavo Torsoni
01/08/2022
A melhor clínica de Limeira e região! Profissionais excelentes.
Mariana Genesine
01/08/2022
Excelente profissional, humana, correta e extremamente capacitada. Difícil encontrar médicos assim hoje em dia
Nicia Santana
01/08/2022
Maravilhosa! Saber ouvir é um dom!
Aline
01/08/2022
Ótima médica e ser humano !
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
01/08/2022
Excelente médica!!! Muito acolhedora e competente!! Fiquei muito segura com seu atendimento.
Evanilda Souza
01/08/2022
A Dra Angélica é uma excelente profissional. Ela é competente, comprometida com os seus pacientes e muito humana.
Manuela Ferreira
01/08/2022
Muito simpática,doce,tem muito conhecimento na área,consulta impecável!!
Mario Nascimento
01/08/2022
Dra Angélica é uma profissional fantástica. Muito atenciosa e ao mesmo tempo, dedicada e humana, que procura ouvir ativamente…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email