Vamos parar de julgar a obesidade e tratá-la como uma doença?

Vamos parar de julgar a obesidade e tratá-la como uma doença?
Vamos parar de julgar a obesidade e tratá-la como uma doença?

Atualmente, estima-se que existam mais de 1 bilhão de pessoas obesas em todo o mundo - sendo aproximadamente 650 milhões de adultos e 379 milhões de crianças e adolescentes. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade atinge cerca de 26,8% dos adultos e 6,7% dos adolescentes. Assim, o desenvolvimento de estratégias clínicas vem sendo cada vez estimuladas para que seja possível prevenir e tratar a obesidade de forma adequada.

 

Uma dessas estratégias consiste na quebra de paradigmas em relação à obesidade, a qual muitas vezes não é tratada como doença, fazendo com que os indivíduos que possuem esta condição sejam constantemente julgados e discriminados devido ao seu excesso de peso. Devemos sempre lembrar que a Obesidade é uma DOENÇA crônica progressiva e não é algo que as pessoas “são”, ou que elas “têm”.

 

Além disso, a obesidade pode levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial, câncer entre outras. Por isso, as pessoas em geral e a própria mídia precisam evitar esse conflito e promover o acolhimento desses pacientes, incentivando-os a buscar o tratamento para essa doença devastadora conhecida como obesidade, além de uma completa mudança de vida. A obesidade merece respeito!

 

O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para prevenir, diagnosticar e tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email