Avaliação foniátrica para crianças com dificuldades de fala e escolares

Avaliação foniátrica para crianças com dificuldades de fala e escolares
Avaliação foniátrica para crianças com dificuldades de fala e escolares

A Foniatria é uma especialidade da Otorrinolaringologia, na qual tratamos de crianças com problemas de linguagem, comunicação e aprendizagem. Crianças com alterações na linguagem necessitam, para que possamos estabelecer um bom diagnóstico e consequentemente um tratamento adequado, de uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos.

Nesse sentido, o otorrinolaringologista que atua na Foniatria possui um papel fundamental no planejamento da intervenção terapêutica mais adequada junto a essa equipe, afinal, o processo de comunicação humana é extremamente complexo.

A linguagem oral costuma se desenvolver logo nos primeiros anos de vida, começando pelo ato de balbuciar que os bebês apresentam ao longo dos primeiros meses, seguido pelas primeiras palavras e pela formação de frases, por volta dos dois anos de idade. No entanto, uma criança pode apresentar atrasos na linguagem, que podem estar relacionados a diversos problemas, como deficiência auditiva, otite média, Transtorno Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Fissura Labiopalatina, Transtorno Do Neurodesenvolvimento Da Linguagem (TDL), entre outros.

Assim, na consulta médica foniátrica, investigamos a fundo quais são as possíveis causas de alterações na fala, na linguagem, na comunicação e na aprendizagem. Para isso, solicitamos exames, entrevistamos os responsáveis e o paciente, realizamos provas auditivas, motoras e visuais, utilizando uma abordagem lúdica.

Finalizado o diagnóstico, podemos prescrever medicamentos, caso sejam necessários, e realizar o encaminhamento do paciente para terapias complementares em outras especialidades. Dessa forma, a Foniatria permite que crianças com problemas relacionados à fala, comunicação, linguagem e aprendizagem recebam o tratamento médico correto, de forma objetiva e direcionada às principais dificuldades de cada caso, favorecendo a vida escolar dessas crianças que por muitas vezes acabam sendo estigmatizadas e sofrem inúmeros prejuízos.

Se você identificou algum problema de comunicação ou de aprendizagem no seu filho, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos investigar as causas, dando início ao tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dra. Angélica Ferreira
Otorrinolaringologista
Limeira / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Marcia Marcolina
01/08/2022
Excelente profissional!!
Mariana Lebl Mariana
01/08/2022
Excelente profissional, competente, atualizada.
Gustavo Torsoni
01/08/2022
A melhor clínica de Limeira e região! Profissionais excelentes.
Mariana Genesine
01/08/2022
Excelente profissional, humana, correta e extremamente capacitada. Difícil encontrar médicos assim hoje em dia
Nicia Santana
01/08/2022
Maravilhosa! Saber ouvir é um dom!
Aline
01/08/2022
Ótima médica e ser humano !
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
01/08/2022
Excelente médica!!! Muito acolhedora e competente!! Fiquei muito segura com seu atendimento.
Evanilda Souza
01/08/2022
A Dra Angélica é uma excelente profissional. Ela é competente, comprometida com os seus pacientes e muito humana.
Manuela Ferreira
01/08/2022
Muito simpática,doce,tem muito conhecimento na área,consulta impecável!!
Mario Nascimento
01/08/2022
Dra Angélica é uma profissional fantástica. Muito atenciosa e ao mesmo tempo, dedicada e humana, que procura ouvir ativamente…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email