Você conhece a síndrome metabólica?

Você conhece a síndrome metabólica?
Você conhece a síndrome metabólica?

Síndrome metabólica é o termo utilizado para descrever um conjunto de fatores de risco para doenças crônicas e com risco de morte, como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e diabetes. A síndrome metabólica tem como base a resistência do organismo à ação da insulina — hormônio responsável por metabolizar a glicose —, o que obriga o pâncreas a produzir esse hormônio em uma quantidade cada vez maior.

A síndrome metabólica está intrinsecamente ligada ao modo de vida da civilização moderna, onde temos cada vez mais indivíduos obesos ou com sobrepeso, resultantes de uma alimentação inadequada e do sedentarismo.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome metabólica são:

  • Homens com cintura maior do que 102 cm e mulheres com cintura maior que 88 cm;
  • Homens com menos que 40 mg de HDL (“bom colesterol”) e nas mulheres menos do que 50mg/dl;
  • Nível de triglicerídeos elevados igual ou superior a 150mg/dl;
  • Pressão sanguínea igual ou superior a 135/85 mmHg;
  • Glicose igual ou superior a 110mg/dl.

Ter três ou mais dos fatores citados acima pode indicar a presença da resistência à insulina e ao constatá-los, o indivíduo deve buscar ajuda profissional e passar por uma avaliação diagnóstica.

Após ser diagnosticada, o tratamento da síndrome metabólica consiste no aumento da atividade física e na perda de peso, bem como no uso de medicamentos para tratar os fatores de risco, em alguns casos. Quando o controle medicamentoso do nível glicêmico não apresenta o resultado esperado, a cirurgia metabólica é indicada principalmente para tratar a síndrome metabólica e as comorbidades associadas a ela, como hipertensão, colesterol elevado e esteatose hepática.

O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para tratar a síndrome metabólica e todas as suas comorbidades. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email