Nasofibrolaringoscopia

Nasofibrolaringoscopia
Nasofibrolaringoscopia

Nos últimos anos, o diagnóstico de diversas doenças tornou-se muito mais prático devido ao uso de pequenas câmeras de alta definição, que permitem a realização de exames de imagem com muito mais eficiência e qualidade. A nasofibrolaringoscopia é uma das técnicas que se beneficia desse avanço tecnológico. Trata-se de um procedimento rápido e seguro, que permite uma análise detalhada das vias aéreas superiores — nariz, faringe e laringe — a fim de identificar possíveis problemas ou alterações .

  • Nasofibrolaringoscopia: Para que serve o exame?

O exame é realizado com o objetivo de localizar e identificar diversas doenças das vias aéreas superiores. A nasofibrolaringoscopia se assemelha à uma endoscopia, já que consiste na introdução de uma pequena câmera, que permite a visualização direta e detalhada das estruturas internas do nariz, de todas as porções da faringe e também da laringe. As imagens obtidas no exame são transmitidas em tempo real para um monitor, possibilitando que o médico identifique as alterações que possam justificar as possíveis queixas do paciente.

O exame é indolor e realizado apenas com um spray anestésico, já que os pacientes necessitam estar acordados durante o exame, sendo comum que o examinador solicite que o paciente repita algumas frases e sons ao longo do procedimento.

  • Nasofibrolaringoscopia: O paciente deve passar por algum preparo específico antes do exame?

Por se tratar de um exame relativamente simples, a nasofibrolaringoscopia não exige preparação prévia específica. No entanto, alguns pacientes podem se sentir enjoados durante o exame e por isso, um jejum prévio de duas horas pode ser recomendado, a fim de evitar náuseas durante a intervenção.

  • Nasofibrolaringoscopia: Para quem esse exame é indicado?

Normalmente, a nasofibrolaringoscopia é indicada para pacientes que se queixam de desconfortos como: rouquidão, ronco, obstrução nasal, dor de cabeça ou na garganta, respiração bucal, alterações na voz, tosse crônica e sangramentos. Como esses sintomas podem representar diferentes problemas, a realização da nasofibrolaringoscopia para investigar a real causa desses e indicar o melhor tratamento para cada paciente.

Se você está apresentando algum dos sintomas descritos acima,  entre em contato e agende sua avaliação para que possamos investigar as causas.

Texto escrito por:
Dra. Angélica Ferreira
Otorrinolaringologista
Limeira / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Marcia Marcolina
01/08/2022
Excelente profissional!!
Mariana Lebl Mariana
01/08/2022
Excelente profissional, competente, atualizada.
Gustavo Torsoni
01/08/2022
A melhor clínica de Limeira e região! Profissionais excelentes.
Mariana Genesine
01/08/2022
Excelente profissional, humana, correta e extremamente capacitada. Difícil encontrar médicos assim hoje em dia
Nicia Santana
01/08/2022
Maravilhosa! Saber ouvir é um dom!
Aline
01/08/2022
Ótima médica e ser humano !
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
01/08/2022
Excelente médica!!! Muito acolhedora e competente!! Fiquei muito segura com seu atendimento.
Evanilda Souza
01/08/2022
A Dra Angélica é uma excelente profissional. Ela é competente, comprometida com os seus pacientes e muito humana.
Manuela Ferreira
01/08/2022
Muito simpática,doce,tem muito conhecimento na área,consulta impecável!!
Mario Nascimento
01/08/2022
Dra Angélica é uma profissional fantástica. Muito atenciosa e ao mesmo tempo, dedicada e humana, que procura ouvir ativamente…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email