Como o excesso de peso influencia na fertilidade e na gestação?

Como o excesso de peso influencia na fertilidade e na gestação?
Como o excesso de peso influencia na fertilidade e na gestação?

Estar acima do peso é um fator de risco para o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, podendo interferir no sucesso de uma gravidez por concepção natural, além de trazer riscos à saúde da futura mamãe. O sobrepeso pode provocar disfunções hormonais e alterar o ciclo menstrual, fazendo com que o organismo da mulher produza muito mais estrogênio do que o normal, limitando as chances da concepção.

Além do aumento na produção de estrogênio, a obesidade também está associada a outras alterações no metabolismo, no sistema endócrino e no sistema reprodutor, que podem levar à ausência da ovulação, como por exemplo:

- Desregulação na produção dos hormônios FSH e LH;

- Maior resistência do organismo à insulina;

- Aumento na produção dos hormônios andrógenos;

- Alterações nos níveis de leptina e grelina.

  • As alterações hormonais provocadas pelo sobrepeso não se limitam apenas às mulheres

A obesidade também pode trazer prejuízos à vida reprodutiva dos homens, reduzindo os níveis de testosterona no organismo, o que leva a diminuição da libido, problemas de ereção e interfere na produção de espermatozoides.

  • Obesidade x Gravidez de risco

Conforme explicamos acima, a obesidade interfere na fertilidade feminina, mas mesmo com as alterações provocadas pelo sobrepeso, mulheres obesas também conseguem engravidar.  A obesidade na gravidez favorece os riscos de diabetes gestacional, hipertensão, indução do trabalho de parto, cesarianas, hemorragia puerperal, crescimento intrauterino restrito, recém-nascidos grandes ou pequenos demais para a idade gestacional, além de expor a criança a um maior risco de complicações, no curto e no longo prazo.

Bebês nascidos de mulheres com sobrepeso ou obesas são mais vulneráveis a se tornarem crianças ou adultos obesos e, consequentemente, a desenvolverem inúmeros problemas de saúde. O ideal é que a futura mãe tenha cuidados com a alimentação muito antes da gestação, criando assim uma condição nutricional pré-gestacional adequada.

Logo, percebe-se a importância de se manter a vigilância da obesidade,  e para isso, é preciso buscar ajuda médica e  mudanças de hábitos. O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para tratar a obesidade e todas as suas comorbidades. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email