Queloides, como evitá-las após uma cirurgia?

Queloides, como evitá-las após uma cirurgia?
Queloides, como evitá-las após uma cirurgia?

Nosso corpo é capaz de realizar uma série de processos, muitos dos quais  nós nem percebemos. Um bom exemplo desses processos é a cicatrização. Durante a cicatrização, o nosso organismo produz novos tecidos, que preencherão a área lesada e quando essa reconstrução chega ao final, nosso corpo para de forma automática de produzir esses novos tecidos.

Entretanto, em alguns casos, o nosso organismo pode continuar produzindo esses novos tecidos, mesmo que eles não sejam mais necessários, levando a formação de cicatrizes inestéticas ou anômalas, como é o caso da queloide, um dos principais receios de quem se submete a um procedimento cirúrgico.

A boa notícia é que, atualmente, é possível evitar o problema através da adoção de alguns cuidados durante o período pós-operatório que, segundo especialistas, compreende os primeiros três meses depois da cirurgia.

  • Como evitar queloides após uma cirurgia?

Primeiramente, precisamos entender que algumas pessoas possuem uma propensão maior para o desenvolvimento de queloides. Pessoas com descendência africana ou asiática, por exemplo, estão mais sujeitas a esse problema e devem ficar atentas a esse  fator de risco. Segundo, existem algumas técnicas que podem prevenir o problema e que devem ser utilizadas no pós-operatório.

Logo após a cirurgia, uma das principais formas de evitar a formação de queloides é o uso de acessórios, como é o caso da fita adesiva de silicone e das bandanas elásticas, que pressionam a região e ajudam a reduzir o fluxo sanguíneo, diminuindo a produção excessiva de colágeno.

Porém, nem sempre o uso dessas medidas de prevenção têm um resultado satisfatório e quando isso acontece, uma das alternativas para tratar o problema é a aplicação de corticoides na cicatriz, com o objetivo de reduzir a inflamação e desacelerar a produção de colágeno. Por fim, nos casos onde nenhuma dessas alternativas funciona como tratamento definitivo para o problema, pode ser indicada a cirurgia reparadora.

Agora você já sabe como pode evitar a formação de queloides no início do pós-operatório, bem como tratá-las, entre em contato e agende uma avaliação para saber mais sobre a cirurgia plástica com a qual você tanto sonha.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Victor
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ana Luiza Vieira Pasqualino
11/06/2022
Excelente cirurgião plástico!
Isabela Cortati
23/02/2022
Sempre muito bem atendida desde a primeira consulta, cuidado e acompanhamento impecáveis.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email