Mentoplastia - O queixo é a peça chave para harmonia do seu rosto

Mentoplastia - O queixo é a peça chave para harmonia do seu rosto
Mentoplastia - O queixo é a peça chave para harmonia do seu rosto

A mentoplastia é um procedimento que tem como objetivo reduzir ou aumentar o tamanho do queixo, corrigindo deformidades maxilofaciais e tornando o rosto mais harmonioso. Mento é o nome científico dado à região do queixo, abaixo do lábio inferior, que envolve a mandíbula e o pescoço. As deformidades nessa região podem comprometer a harmonia e a simetria da face, provocando impactos estéticos ou funcionais, como dificuldade de mastigação ou de respiração.

 

  • Mentoplastia: Planejando o novo queixo

Os resultados da mentoplastia são irreversíveis. Logo, o procedimento deve ser planejado com bastante cautela, levando em consideração o rosto do paciente e as suas expectativas com o resultado, de forma a conferir um queixo com proporções harmoniosas junto ao nariz, olhos e boca.

 

  • Mentoplastia: De aumento e redutora

O procedimento pode ser dividido em mentoplastia de aumento e mentoplastia redutora. A mentoplastia de aumento é indicada para pacientes que apresentam um desenvolvimento ósseo menor do que o indicado para o seu perfil, com a cirurgia tendo duração aproximada de uma hora e sendo realizada por meio da colocação de uma prótese de silicone ou pelo reposicionamento do osso.

 

Já a mentoplastia redutora,  é indicada para pacientes com muita projeção ou volume na região do queixo. A técnica consiste na retirada de um pedaço do osso do queixo e pode ser realizada por meio de uma incisão no interior da boca ou abaixo do queixo, conferindo um novo formato à região. Em ambas as técnicas, a cirurgia é realizada com uso de pontos absorvíveis e anestesia geral.

 

  • Mentoplastia: Pós-operatório, recuperação e resultados

O pós-operatório da mentoplastia é relativamente curto, indolor e sem grandes complicações. Normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. Durante os primeiros dias após a cirurgia, o paciente pode sentir inchaço na região, sendo necessário utilizar um curativo na região operada, com o objetivo de manter a prótese imobilizada e/ou protegida.

 

Em casa, é recomendado que o paciente siga uma dieta com alimentos líquidos e/ou pastosos, realize a sua higiene bucal com bastante cuidado, com uma escova macia, e faça uso apenas das medicações prescritas pelo cirurgião.

 

Você tem interesse no procedimento? Entre em contato para agendar uma avaliação ou para maiores informações sobre a mentoplastia.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Victor
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ana Luiza Vieira Pasqualino
11/06/2022
Excelente cirurgião plástico!
Isabela Cortati
23/02/2022
Sempre muito bem atendida desde a primeira consulta, cuidado e acompanhamento impecáveis.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email