Implantes precisam ser trocados?

Implantes precisam ser trocados?
Implantes precisam ser trocados?

A cirurgia plástica para o aumento das mamas com prótese de silicone continua sendo um dos procedimentos mais realizados no Brasil. Os implantes de silicone são indicados para mulheres com mamas pequenas e que se sentem insatisfeitas com o próprio corpo. Além de aumentar o tamanho e o volume das mamas, os implantes corrigem o formato dos seios, favorecendo sua firmeza e simetria.

Os implantes de silicone estão cada vez mais modernos, fator que favorece sua durabilidade e faz com que as próteses não possuam mais um prazo de validade específico. A troca da prótese é necessária apenas quando há o endurecimento do implante, quando as cicatrizes enrijecem, caso a paciente esteja apresentando dores ou desconfortos, se houver acúmulo de seroma, sinais de infecções ou quando ocorre uma grande ruptura da prótese.

Fatores como uma gravidez, grandes oscilações de peso e o próprio envelhecimento natural da pele também podem demandar a troca do implante, já que a mulher pode se sentir insatisfeita em permanecer com o mesmo implante após essas mudanças de silhueta corporal.

Todas as mulheres que possuem prótese de silicone devem realizar o acompanhamento das próteses pelo menos uma vez por ano, por meio de exames de imagem que possibilitem avaliar a qualidade das próteses, sua posição no seio da paciente e verificar se há ou não necessidade de troca. 

Por fim, a prática do regular autoexame também é uma prática fundamental para investigar possíveis alterações nas próteses, além da presença de cistos.

Caso você possua um implante de silicone, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos investigar a necessidade da troca.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Victor
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ana Luiza Vieira Pasqualino
11/06/2022
Excelente cirurgião plástico!
Isabela Cortati
23/02/2022
Sempre muito bem atendida desde a primeira consulta, cuidado e acompanhamento impecáveis.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email