Beber muito café pode aumentar o risco de arritmia cardíaca

Beber muito café pode aumentar o risco de arritmia cardíaca
Beber muito café pode aumentar o risco de arritmia cardíaca

No passado, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos verificou que aproximadamente 80% dos médicos norte-americanos recomendavam que seus pacientes com palpitações e/ou arritmias cardíacas reduzissem ou suspendessem o consumo do café.

Entretanto, um estudo realizado em 2020 na Suécia, mais precisamente na Universidade de Gotemburgo, encontrou uma relação entre tomar café e o aumento da expectativa de vida.

Além disso, os pesquisadores noruegueses evidenciaram que os usuários crônicos de café possuem uma maior tolerância aos efeitos que a bebida provoca nas células do miocárdio, criando uma ação antiarrítmica.

Por meio desse estudo, os autores entenderam que o café é uma bebida segura e não provoca arritmias cardíacas. Contudo, a bebida deve ser suspensa caso o paciente apresente algum fator individual que correlacione o café a arritmia cardíaca.

Texto escrito por:
Dr. Marcus R. Andreucci
Cardiologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email