Ginecomastia: Aumento das glândulas mamárias masculina

Ginecomastia: Aumento das glândulas mamárias masculina
Ginecomastia: Aumento das glândulas mamárias masculina

A ginecomastia é uma condição que afeta apenas os homens, resultante da hipertrofia das glândulas mamárias. Na puberdade, ela surge como consequência das alterações hormonais, geralmente entre os 13 e 14 anos. Com o tempo, as mamas podem retornar ao seu tamanho normal ou a hipertrofia pode persistir até a vida adulta.

O aumento das mamas também pode ocorrer devido ao desequilíbrio dos níveis de estrógeno e testosterona, como consequência do hipertireoidismo, da insuficiência hepática e da obesidade.

Como diagnosticar a ginecomastia?

Para realizar o diagnóstico da ginecomastia, o paciente deve ser submetido a um exame clínico para avaliação das mamas, do abdômen e dos testículos. No exame físico, o paciente se deita com as costas apoiadas e as mãos entrelaçadas sob a nuca. Assim, o médico pode palpar a área e avaliar o tecido, a consistência e o nível de gordura na região.

O médico também pode solicitar exames de sangue para avaliar a função dos rins, do fígado e da tireoide, além de medir os níveis de testosterona e estrógeno.

O câncer de mama também é uma condição que afeta os homens. Os tumores malignos formam nódulos duros e indolores, que ficam localizados nas mamas. O câncer de mama afeta geralmente apenas uma única mama, ao contrário da ginecomastia que quase sempre é bilateral.

Assim, em alguns casos o especialista pode solicitar exames de imagem para excluir a possibilidade do câncer de mama e de outras doenças que provocam o aumento da mama.

Como é realizado o tratamento da ginecomastia?

Após identificar a causa da ginecomastia, o tratamento mais eficaz é indicado. Caso o paciente apresente hipogonadismo, a reposição terapêutica de testosterona é o tratamento mais indicado.

Quando o tratamento hormonal não apresenta o efeito desejado, a correção cirúrgica é o tratamento mais indicado. As principais cirurgias para  ginecomastia são:

  • Lipoaspiração: Indicada para remover o excesso de gordura da mama, sem retirar as glândulas mamárias.
  • Mastectomia:  Indicada para remover a glândula mamária, sendo realizada através de pequenos cortes na pele, que permitem uma recuperação muito mais rápida.

Entre em contato para maiores informações sobre o procedimento ou para agendar uma avaliação.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Victor
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ana Luiza Vieira Pasqualino
11/06/2022
Excelente cirurgião plástico!
Isabela Cortati
23/02/2022
Sempre muito bem atendida desde a primeira consulta, cuidado e acompanhamento impecáveis.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email