Dicas para uma Cirurgia Bariátrica Segura

Dicas para uma Cirurgia Bariátrica Segura
Dicas para uma Cirurgia Bariátrica Segura

Ao longo dos últimos anos, o Brasil se consolidou como o segundo país no mundo onde mais foram realizadas cirurgias bariátricas e mesmo com a queda no número de cirurgias durante a pandemia, as filas de espera para realização do procedimento não diminuíram.

Mesmo assim, quando falamos sobre cirurgia bariátrica, muitos pacientes ainda se questionam a respeito da segurança no procedimento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a bariátrica é uma cirurgia extremamente segura, com baixo índice de mortalidade, fato que se justifica principalmente pelas inúmeras inovações tecnológicas que surgiram ao longo dos últimos anos, tornando o procedimento pouco invasivo.

No entanto, para que a cirurgia seja segura e bem sucedida, é essencial seguir algumas orientações.

O fator mais importante é procurar por um cirurgião que possua experiência no tratamento, com RQE para cirurgia bariátrica e, de preferência, que seja titular da SBCBM.

No pré-operatório, o paciente deve realizar um conjunto de exames, contribuindo para uma maior segurança durante o procedimento. O médico cirurgião responsável deverá solicitar ao paciente exames como ultrassom abdominal, endoscopia digestiva e exames laboratoriais.

O paciente também deverá passar por avaliações médicas com um grupo de especialistas, como cardiologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e, obviamente, o cirurgião bariátrico antes da realização do procedimento.

No caso de pacientes fumantes, é extremamente importante que o tabagismo seja abandonado algum tempo antes da cirurgia, minimizando assim as possíveis complicações pulmonares durante o pós-operatório e proporcionando uma melhor recuperação. Mudanças alimentares e a prática de exercícios físicos também são importantes aliadas no período pré-operatório.

Além disso, é importante escolher com calma o cirurgião responsável pela bariátrica, afinal a cirurgia é apenas o início do tratamento e assim, a estrutura hospitalar escolhida deve possuir todos os recursos necessários para atender o paciente nas etapas seguintes.

O Instituto Pacheco conta com uma gama de profissionais, exames e recursos para auxiliar você em todas as etapas do tratamento iniciado com a cirurgia bariátrica.

Entre em contato para maiores informações sobre o procedimento ou para agendar uma avaliação.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email