Como é a gestação pós bariátrica?

Como é a gestação pós bariátrica?
Como é a gestação pós bariátrica?

A cirurgia bariátrica é o método mais utilizado para o tratamento de pacientes com obesidade grave ou associada a comorbidades como hipertensão e diabetes.

O tratamento por meio da bariátrica vem sendo cada vez mais comum entre pacientes que estão em idade fértil. Estima-se que aproximadamente 50% das pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica são mulheres em idade reprodutiva.

Após a cirurgia, é comum que a fertilidade da mulher aumente. Muitos problemas relacionados à dificuldade de engravidar são resolvidos ou amenizados após o procedimento.

Uma gestação pós-bariátrica é  muito mais segura e com menos riscos de complicação do que quando a paciente está obesa, mas alguns aspectos devem ser levados em consideração antes de planejar a gravidez. A orientação geral é que as pacientes esperem pelo entre 12 a 18 meses da cirurgia antes de engravidar.

Quando recém operada, a paciente se encontra no início do processo de perda de peso, perdendo gordura e também massa magra, o que requer a reposição de vitaminas e o acompanhamento multidisciplinar.

Passar por uma gestação em meio a este período aumenta em 50% os riscos de nascimentos prematuros e de outras complicações. Assim, é recomendado que uma gravidez seja planejada apenas após o período mínimo de 1 ano da cirurgia, momento em que a perda de peso mais intensa já aconteceu e o metabolismo está adaptado a sua nova condição metabólica.

Por fim, ressaltamos a importância do acompanhamento médico especializado ao longo de toda a gestação pós-bariátrica. O Instituto Pacheco conta com uma gama de profissionais, exames e recursos para auxiliar você em toda a sua gestação pós-bariátrica.

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email