Cuidados que se deve ter no pós-operatório

Cuidados que se deve ter no pós-operatório
Cuidados que se deve ter no pós-operatório

O pós-operatório é um período delicado, no qual o paciente necessitará seguir uma série de cuidados especiais para que a sua reabilitação seja segura e sem complicações. Entre os principais cuidados que o paciente deverá seguir estão:

  • Manter uma alimentação adequada:

Após a cirurgia, o médico responsável deverá prescrever uma dieta específica para o paciente, levando em consideração a quantidade de nutrientes necessária para que o organismo retorne ao seu funcionamento habitual.

Cada dieta deve ser prescrita de forma individualizada, mas existem alguns cuidados gerais, como manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções.

Além disso, o paciente deverá evitar o consumo de frituras, alimentos gordurosos, ultraprocessados, carne de porco, doces, bebidas alcoólicas e o tabagismo.

  • Repouso:

Durante o pós-operatório, o paciente não deverá realizar esforços, dirigir, levantar pesos ou praticar atividades físicas, que só deverão ser retomadas após liberação médica.

O tempo de repouso será indicado pelo médico responsável de forma individualizada, levando em consideração o procedimento realizado em cada paciente.

  • Cuidados com a cicatriz:

No período pós-operatório, o cuidado da cicatriz é crucial para uma boa recuperação. Toda a troca de curativos será realizada pela equipe médica e os cuidados domiciliares serão orientados individualmente.

  • Controle da dor:

O controle da dor no pós-operatório é fundamental para que o paciente possa encarar esse período com mais tranquilidade. Sendo assim, é comum a prescrição de analgésicos para o controle da dor no quadro pós-operatório.

  • Fisioterapia:

O fisioterapeuta especializado em Cirurgias Plásticas irá conduzir todo o tratamento, tendo início desde o pré (antes) da cirurgia e sendo continuada durante (trans), assim como no pós operatório. Uma série de condutas fisioterapêuticas serão realizadas com o objetivo de controlar o processo inflamatório, reduzindo a formação de edemas (inchaço), as equimoses (roxos) e a incidência da dor.

Além de prevenir e tratar as possíveis formações de fibroses, a fisioterapia promove uma recuperação estética e mais funcional ao paciente.

Em que casos devo ir ao médico?

O paciente deve buscar ajuda médica imediata caso apresente sintomas como: Dor que não passa com remédios, febre acima de 38ºC, calafrio, diarreia, mal estar, falta de ar, dor severa dor severa ou vermelhidão nas pernas, náuseas, vômitos, abertura dos pontos, manchas de sangue ou de outros líquidos no curativo.

Caso apresente algum desses sintomas, o paciente deverá entrar em contato com o seu cirurgião imediatamente ou recorrer ao pronto socorro mais próximo.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Victor
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ana Luiza Vieira Pasqualino
11/06/2022
Excelente cirurgião plástico!
Isabela Cortati
23/02/2022
Sempre muito bem atendida desde a primeira consulta, cuidado e acompanhamento impecáveis.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email