Após quanto tempo de cirurgia devo retornar ao consultório?

Após quanto tempo de cirurgia devo retornar ao consultório?
Após quanto tempo de cirurgia devo retornar ao consultório?

Após a cirurgia bariátrica, o acompanhamento periódico com o cirurgião responsável e a equipe multidisciplinar é de suma importância, principalmente pela assistência que o paciente precisa receber ao longo da evolução da dieta, na perda de peso e na adaptação à nova realidade.

O acompanhamento multidisciplinar é essencial para que o paciente possa viver uma vida saudável e sem limitações. Portanto, o paciente deve retornar ao consultório para iniciar o acompanhamento na primeira semana após a alta hospitalar.

Os profissionais responsáveis pelo acompanhamento multidisciplinar são:

  • Nutricionista: O acompanhamento nutricional é fundamental para o paciente mesmo após estabilizar o peso, já que a alimentação do mesmo deverá estar sempre compatível com sua fase pós-operatória. Além disso, a suplementação será sempre necessária.
  • Psicólogo: O tratamento psicológico após a cirurgia se faz necessário para tratar questões relacionadas à autoestima e a compulsão alimentar, devendo ser realizado de forma ininterrupta.
  • Educador Físico: A prática de atividade física também deverá ser feita de forma ininterruptamente mesmo após o paciente atingir o seu peso ideal. Logo,  estar frequentemente em contato  com o educador físico é fundamental para obtenção de bons resultados.

Futuramente, as visitas ao consultório se tornam mais espaçadas, mas o paciente deverá continuar com o acompanhamento.

Lembre-se: A bariátrica é apenas o início do tratamento!

Texto escrito por:
Instituto Pacheco
Cirurgia Geral
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email