Matérias

Guia SaÚde Matérias

O ritmo do coração

Cardiologia

O ritmo do coração

Texo escrito por: Dr. Marcus R. Andreucci

A frequência e o ritmo do coração variam ao longo de um dia conforme a necessidade de oxigênio do organismo, quando há alterações na frequência e no ritmo cardíaco, é constatada uma arritmia cardíaca. 

De forma geral, existem dois tipos de alteração do ritmo cardíaco: a taquicardia, quando o coração bate rápido demais, e bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca . 

As queixas mais frequentes são palpitações ou “batedeiras”, desmaios, tonturas, confusão mental, fraqueza, pressão baixa, dor no peito. Mas também existem aquelas sem sintomas.

É imprescindível uma avaliação cardiológica, pois com o diagnóstico será instituído o tratamento que pode ser ou não com medicamentos.

A prática de exercícios pode ser eficaz no auxílio do tratamento, mas com segurança e orientação adequada.

A recomendação médica é que ninguém inicie um programa de exercícios físicos sem pelo menos fazer um eletrocardiograma, embora ideal seja um teste ergométrico.

Para prevenir as arritmias cardíacas é preciso ter hábitos saudáveis, manter alimentação balanceada, não ingerir ou não se exceder no consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo em associação com energéticos, não fumar, praticar atividades físicas com orientação de um especialista, prevenir o stress, realizar exames preventivos, pelo menos uma vez por ano, com um cardiologista e prestar atenção aos sinais do coração, como pulsações irregulares e batidas intensas.

Não deixe seu coração perder o ritmo de uma vida saudável e feliz !

 

O ritmo do coração