Avaliação Cardiológica Pré-operatória. Qual sua importância?

Avaliação Cardiológica Pré-operatória. Qual sua importância?
Avaliação Cardiológica Pré-operatória. Qual sua importância?

Na avaliação cardiológica pré-operatória é possível estimar o risco cirúrgico e propor medidas para redução da margem de riscos e da probabilidade de eventos cardiovasculares, durante e depois da operação, como vimos no post anterior.

Nessa pré-avaliação, são avaliadas três vertentes: as variáveis clínicas, a cirurgia em si e a capacidade funcional do paciente. Sendo assim, o primeiro passo é identificar o histórico completo do paciente e realizar exames físicos detalhados.

Avaliar o risco inerente e traçar formas de assegurar o paciente durante a cirurgia e no pós-operatório é o segundo passo. Pacientes que possuem risco elevado não podem ser bem avaliados apenas com exames físicos, necessitando também da aplicação de testes funcionais.

Diagnosticados os riscos de níveis alto e médio, as modificações nos procedimentos cirúrgicos podem ser realizadas, variando desde o uso de beta-bloqueadores, clonidina e estatinas, até mesmo ao cancelamento da cirurgia.

Texto escrito por:
Dr. Marcus R. Andreucci
Cardiologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email