Clínicas

Selecione...

Região

Florianópolis

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Florianópolis/SC

Dra. Débora Araujo de Pina Cabral
Endocrinologista
  • End. 1
Avenida Mauro Ramos, 1970 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Marina de Almeida
Cardiologista
  • End. 1
Rua Santos Dumont, 182 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Iris Cristina Borges da Costa
Cardiologista
  • End. 1
Rua Bocaiúva, 2302-2420 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Igor Rocha
Cirurgião Plástico
  • End. 1
R. Menino Deus, 63 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra Mariana Sens
Dermatologia
  • End. 1
Avenida Trompowsky, 291 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr Fabio Zanini
Otorrinolaringologista
  • End. 1
Rua Menino Deus, 63 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Felipe Barbieri Wohlgemuth
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Sidney Nocetti, 62 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Dilmar Francisco Leonardi
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Menino Deus, 63 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Lediane Moreira Lopes
Reumatologista
  • End. 1
Santos Dumont, 182 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Bruno Saraiva Rocha
Oftalmologista
  • End. 1
Rua Padre Roma , 482 - - Florianópolis. SC
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

O que a Dermatologia pode fazer para o seu cabelo? - Tratamento Capilar  Florianópolis
O que a Dermatologia pode fazer para o seu cabelo? - Tratamento Capilar Florianópolis

Nos últimos anos, a procura por Tratamentos Capilares cresceu de forma extraordinária, mas mesmo assim, muitos pacientes ainda possuem dúvidas a respeito de qual especialidade médica devem procurar para realizar tais tratamentos. Os cuidados com o cabelo, assim como o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de todas as doenças capilares, são áreas da Dermatologia, mas especificamente, da subespecialidade conhecida como Tricologia.

 

A Tricologia é uma especialidade da Dermatologia destinada ao estudo do couro cabeludo, cabelo e pelos, visando encontrar soluções para algumas das condições que provocam alterações na estrutura e no aspecto dos fios, como caspa, quebra ou queda de cabelo, calvície, infecções, fungos, além de outros 2.500 problemas que podem atingir o couro cabeludo. Mas, para que um Tratamento Capilar seja realmente eficaz, ele deve ser conduzido por um Dermatologista 100% qualificado e verificado.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 9.685 Dermatologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas 100% qualificados e verificados, no estado de Florianópolis

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Tratamento Capilar Florianópolis

Você está procurando por um Dermatologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um Dermatologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes. 

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu.  

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Tratamento Capilar, Tricologia, Dermatologista, Florianópolis.

 

  • Dermatologista Florianópolis: Qual a formação de um tricologista? - Tratamento Capilar Florianópolis

O Dermatologista Florianópolis, para atuar nessa área, deve ser um profissional formado em medicina e especializado em dermatologia capilar, tornando-se capaz de avaliar e tratar possíveis alterações no couro cabeludo ou nos folículos pilosos, intervindo de forma clínica, cirúrgica ou através do tratamento com cosméticos.

 

No Brasil, devido ao valor que a população atribui aos tratamentos estéticos e a diversidade de estruturas de fios advindas da miscigenação, a tricologia tem se mostrado uma área em ascensão, fazendo com que o mercado disponibilize cada vez mais profissionais capacitados e especializados.

 

  • Dermatologista Florianópolis: Como é a consulta com o tricologista? - Tratamento Capilar Florianópolis

O atendimento com o Dermatologista Florianópolis  deve ser iniciado com uma avaliação detalhada, que possibilite ao especialista examinar todos os fios do couro cabeludo. Para isso, o Dermatologista deve solicitar exames específicos para cada caso, visando estabelecer um diagnóstico preciso da causa inerente à queda de cabelos ou de outras anomalias que possam estar afetando a região.

 

O principal exame é a anamnese, entrevista fundamental para coletar informações importantes, possibilitando que outros exames sejam solicitados. Na anamnese, perguntas relacionadas a doenças familiares, procedimentos realizados no cabelo, o uso de cosméticos ou de medicamentos e fatores emocionais, serão utilizadas para determinar um padrão e auxiliar no diagnóstico.

 

Para que o Tratamento Capilar Florianópolis seja efetivo, é necessário que o diagnóstico seja preciso, fazendo com que o Dermatologista Florianópolis possa solicitar um tricograma e analisar o cabelo microscópicamente. O tricograma é um procedimento que analisa de 50 a 100 amostras de fios, de uma determinada área do couro cabeludo, traçando uma estimativa do ciclo de crescimento e queda de cada fio.

 

Realizado o diagnóstico, o Dermatologista poderá indicar qual o tratamento mais adequado para as particularidades de cada paciente. Entre os principais tratamentos da tricologia, podemos destacar:

 

  • Medicamentos orais,
  • Medicamentos injetáveis;
  • Implantes capilares.

 

  • Dermatologista Florianópolis: Como o tratamento é realizado? - Tratamento Capilar Florianópolis

Na tricologia, os tratamentos são destinados para o controle da queda de cabelo e combate à dermatite, psoríase, oleosidade e ressecamento. Os principais tratamentos capilares incluem a intradermoterapia capilar e a microinfusão de medicamentos na pele (MMP).

 

  • Tratamento Capilar Florianópolis - Intradermoterapia capilar:

A Intradermoterapia capilar incentiva a repilação através da injeção de substâncias na camada subcutânea, que deverão estimular os folículos a produzirem novos fios de cabelo.

 

  • Tratamento Capilar Florianópolis - MMP capilar:

A Microinfusão de medicamentos na pele é indicada para o tratamento de diversas alterações capilares, incluindo a calvície. A técnica realiza uma microinfusão de medicamentos que auxiliam na reparação do cabelo e do couro cabeludo, contribuindo para a proliferação celular através da mitose.


Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologista Florianópolis ou Tratamento Capilar Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que é Endometriose? Causas e Sintomas - Endometriose Florianópolis
O que é Endometriose? Causas e Sintomas - Endometriose Florianópolis

A endometriose é uma doença crônica inflamatória, provocada pelas células do tecido que reveste o útero: o endométrio. Durante a menstruação, as células do endométrio são normalmente expelidas, mas no caso de pacientes com endometriose, essas células migram no sentido oposto e acabam caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, provocando uma lesão endometriótica.

 

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da endometriose e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Endometriose Florianópolis.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Florianópolis e ao procedimento como Endometriose Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Endometriose Florianópolis: Como ocorre a doença? - Ginecologista Florianópolis

O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero e todos os meses, essa mucosa se torna mais espessa para que o óvulo, ao ser fecundado, possa ser implantado nele. Quando não ocorre a fecundação do óvulo, a maior parte do endométrio descama e é eliminada durante a menstruação. Após o período menstrual, a mucosa volta a crescer e o processo irá se repetir durante o próximo ciclo menstrual.

 

Nesta afecção, o funcionamento natural do organismo é modificado, o que provoca a inflamação das células do endométrio, que ao invés de serem expelidas, migram no sentido contrário e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. Lá, voltam a se multiplicar e provocam sangramento intenso, além de outros sintomas que serão abordados ao longo deste artigo.

 

Endometriose Florianópolis: Quais são as causas da doença? - Ginecologista Florianópolis

Uma das teorias que pode explicar o seu surgimento é o movimento migratório das células do endométrio no sentido contrário ao seu natural, que reflui através das tubas uterinas durante o período menstrual e se depositam em outros órgãos. Outras hipóteses para o surgimento da doença são os fatores genéticos, já que em alguns casos a endometriose é comum entre parentes de primeiro grau de mulheres com a doença, e possíveis comprometimentos no sistema imunológico.

 

Endometriose Florianópolis: Quais são os principais sintomas da doença? - Ginecologista Florianópolis

Os principais sintomas da doença, quando presentes (por vezes, a endometriose é assintomática), são:

 

  • Dor que precede o período menstrual;
  • Cólica menstrual intensa que, conforme a doença progride, pode provocar dores incapacitantes e comprometer a mulher na realização de suas atividades diárias;
  • Fluxo menstrual mais intenso do que o normal;
  • Dispareunia (dor durante a relação sexual);
  • Infertilidade, que acomete cerca de 40% das pacientes com esta afecção.

 

Endometriose Florianópolis: Como é realizado o diagnóstico da doença? - Ginecologista Florianópolis

Quando a paciente apresenta os sintomas característicos da doença, descritos acima, ou infertilidade sem explicação aparente, o Ginecologista Florianópolis pode suspeitar de um quadro de endometriose e solicitar um exame pélvico, onde será possível verificar se a paciente sente dores ou apresenta sensibilidade excessiva na região. Os exames clínicos também devem ser solicitados pelo  Ginecologista Florianópolis, permitindo também verificar a presença de um nódulo ou de uma massa de tecido atrás do útero ou próxima aos ovários.

 

Os exames laboratoriais e de imagem, solicitados pelo Ginecologista Florianópolis, possibilitam visualizar as lesões de forma pouco invasiva, uma vez que o tecido endometrial possui características únicas e que podem ser observados através de uma ultrassonografia ou por uma ressonância magnética.

 

A doença também pode ser diagnosticada através de uma laparoscopia, a qual possibilita ao Ginecologista Florianópolis examinar a cavidade abdominal com o auxílio de um tubo de visualização fino, com o qual se verifica diretamente se há ou não tecido endometrial presente.

 

Endometriose Florianópolis: Como é feito o tratamento? - Ginecologista Florianópolis

O tratamento para a endometriose varia de acordo com os sintomas apresentados pela paciente e se a mesma planeja ou não uma futura gravidez, levando em consideração também fatores como a idade da paciente e o estágio de desenvolvimento da endometriose.

 

De maneira geral, os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser administrados para aliviar a dor, sendo suficiente para tratar quadros onde os sintomas são leves e a paciente não possui pretensões futuras de engravidar.

 

Alguns outros medicamentos podem ser receitados com o objetivo de inibir a atividade dos ovários e, com isso, retardar o crescimento do tecido endometrial e consequentemente, reduzir a dor e o sangramento.

 

  • Contraceptivos orais;
  • Progestinas;
  • Agonistas de GnRH;
  • Elagolix;
  • Danazol.

 

No entanto, existem chances de que esses medicamentos não sejam capazes de eliminar a endometriose, e mesmo que consigam, a afecção pode voltar depois que a terapia medicamentosa é interrompida. Após o tratamento com medicamentos, as taxas de fertilidade podem variar de 40% a 60%, mas é importante ressaltar que os medicamentos não alteram as taxas de pacientes com endometriose mínima ou leve.

 

Endometriose Florianópolis: Cirurgia para endometriose - Ginecologista Florianópolis

A cirurgia para tratar a endometriose visa retirar as lesões provocadas pela doença, que podem comprometer os órgãos pélvicos e a anatomia natural da mulher. Ao contrário do tratamento clínico, a cirurgia pode curar permanentemente os danos provocados pela endometriose, porém ela só é indicada em casos onde existe a presença de células endometriais na parte externa do útero e que podem gerar sérias complicações.

 

Geralmente, os procedimentos cirúrgicos são realizados a partir de uma laparoscopia abdominal, feita através de uma pequena incisão próxima ao umbigo.  Durante a cirurgia, o Ginecologista Florianópolis retira o máximo de tecido endometrial ectópico possível, sem provocar danos aos ovários. Assim, a capacidade da mulher de ter filhos pode ser preservada.

 

A remoção do útero por meio de uma histerectomia, pode ser recomendada para mulheres que não possuem planos futuros de engravidar e especialmente, quando os medicamentos utilizados não aliviam a dor pélvica ou abdominal.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da endometriose no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Endometriose Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Você sabe para que serve o exame de Endoscopia? - Endoscopia Florianópolis
Você sabe para que serve o exame de Endoscopia? - Endoscopia Florianópolis

A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar diversas doenças, sendo um procedimento simples e de curta duração, mas que ainda é cercado de dúvidas que provocam medo nos pacientes, as quais pretendemos esclarecer nesta matéria. Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, reúne diversos gastroenterologistas que são especialistas no exame e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Gastroenterologista Florianópolis e Endoscopia Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que é a endoscopia? - Endoscopia Florianópolis

A endoscopia é um exame realizado com o objetivo de analisar a mucosa do esôfago, do estômago e do duodeno, feita com o uso de um tubo flexível, conhecido como endoscópio. O endoscópio possui um chip, o qual é responsável por capturar imagens do sistema digestivo. A endoscopia é um exame muito importante para realizar o diagnóstico de diversas doenças, como gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

O exame pode ser associado a outros procedimentos, como a exames de sangue e a ultrassonografia do abdômen. O Gastroenterologista Florianópolis que realiza o procedimento deve ser formado em Cirurgia Geral ou em Gastroenterologia Clínica, para depois se especializar no exame.

Quando o exame de endoscopia é indicado? - Endoscopia Florianópolis 

A endoscopia é indicada quando o paciente apresenta sintomas como:

  • Dores abdominais,
  • Queimação,
  • Refluxo,
  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Fezes escuras,
  • Perda de peso e apetite,
  • Dificuldades para engolir.

Como é realizado o exame de endoscopia? - Endoscopia Florianópolis

A endoscopia é realizada por via oral, com a introdução do endoscópio pelo Gastroenterologista Florianópolis, para que seja possível capturar imagens do interior do tubo digestivo, que serão posteriormente projetadas em um monitor para que o Gastroenterologista Florianópolis possa analisá-las em tempo real. O endoscópio é inserido de forma progressiva, passando pelo esôfago, estômago e duodeno, com o paciente totalmente sedado. O medicamento sedativo é administrado por via intravenosa e tem efeito de início rápido e curta duração. Além disso, é colocado um protetor na boca do paciente para evitar que o endoscópio seja mordido durante o exame e para proteção de lábios e dentes.

Como explicado, o endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, chegando ao duodeno. Ao longo deste caminho, a estrutura interna é registrada por meio de imagens e caso sejam identificadas algumas lesões, elas podem ser tratadas ou removidas na hora, sem que haja necessidade de uma intervenção futura. Ao longo de todo o exame, o paciente é devidamente monitorado pelo Gastroenterologista Florianópolis, quanto à oxigenação e frequência cardíaca. 

Qual o preparo necessário para o exame? - Endoscopia Florianópolis

Em geral, a preparação para a endoscopia digestiva alta envolve a realização de uma dieta baseada em alimentos leves no dia anterior ao exame. O recomendado pelos Gastroenterologistas Florianópolis (profissionais certificados e verificados, que estão reunidos no site da Guia Saúde Cidades) é que  alimentos de difícil digestão não sejam consumidos, de modo que o estômago esteja completamente vazio no momento do procedimento, facilitando a visualização dos órgãos.

É necessário estar em jejum de 8 horas para realizar o exame e, em alguns casos, pode ser preciso suspender o uso de medicamentos que possam interferir no procedimento. O paciente deve obrigatoriamente estar acompanhado de um adulto ou responsável para a realização da endoscopia, uma vez que a sedação pode fazer com que ele precise de ajuda para se locomover na volta para casa.

Não há contraindicações para a realização da endoscopia, embora o ideal seja que pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos avisem antecipadamente sobre essas condições. Com isso, o Gastroenterologista Florianópolis responsável pelo procedimento pode se preparar para que o procedimento seja feito com todo o cuidado necessário às condições de saúde do paciente.

Quais são os cuidados após o exame? - Endoscopia Florianópolis

Após o exame de endoscopia, o paciente precisa permanecer por um período no local do exame, até ser liberado pelo Gastroenterologista Florianópolis, que avaliará as suas condições e, no dia, o paciente não poderá realizar atividades que envolvam riscos ou exijam concentração. Além disso, podem ocorrer sintomas como leve irritação na garganta, pigarro, cólica ou gases e reações alérgicas leves, mas todos esses sintomas são passageiros.

A endoscopia é um exame extremamente importante para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de várias doenças. Se você apresentar qualquer um dos sintomas citados, lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista no exame, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista Florianópolis e Endoscopia Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis
Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis

A tireóide é uma glândula que fica localizada na região do pescoço e é responsável por regular a função de diversos órgãos importantes do nosso corpo, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, além de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo assim o equilíbrio do organismo.

 

Os hormônios produzidos pela tireóide controlam o metabolismo e o crescimento do corpo, influenciam na frequência cardíaca, na regulação da temperatura corporal, na transformação dos alimentos ingeridos em energia e em outras diversas funções do organismo.

 

No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% acima dos 60 anos manifestam algum tipo de patologia da tireóide. Além disso, dados recentes da SBEM também revelam que, embora raro, o câncer de tireóide atinge mais mulheres do que homens: cerca de 2% a 5% das mulheres com faixa etária entre 25 a 65 anos.

 

Ademais, embora estas patologias sejam mais comuns nas mulheres, os homens também podem apresentar disfunções na tireóide, as quais podem causar diminuição da libido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e infertilidade, por exemplo.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas 100% qualificados e verificados, especialistas no tratamento das principais patologias da tireóide, em Florianópolis.

 

  • Quais são as principais patologias da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

A produção dos hormônios da tireóide depende do estímulo do TSH, o hormônio estimulador da tireóide, o qual é secretado pela hipófise.  As principais patologias da tireóide ocorrem quando esse hormônio está em déficit, levando ao hipotireoidismo, ou em excesso, levando ao hipertireoidismo.

 

Outro problema muito comum relacionado a tireóide é o seu aumento de tamanho, o qual é chamado de bócio. Além do bócio, embora seja menos comum, o câncer de tireóide é outra patologia bastante comum. Entenda mais sobre cada patologia a seguir:

 

- Hipotireoidismo: No hipotireoidismo, a tireóide não funciona da forma correta, provocando assim uma diminuição na produção de hormônios e, consequentemente, reduzindo a velocidade do metabolismo. Os principais sintomas do hipotireoidismo são: aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, sensibilidade ao frio, pele ressecada e depressão.

 

O hipotireoidismo pode ser diagnosticado após uma avaliação médica, confirmado pela verificação da dosagem do hormônio no sangue.

 

- Hipertireoidismo: Ao contrário do hipotireoidismo, a produção em excesso do hormônio da tireóide leva à aceleração do metabolismo, aumentando o consumo de energia pelo corpo. Como consequência, o indivíduo fica mais acelerado, tem um aumento de apetite e, apesar disso, emagrece. Também podem ocorrer sintomas como suor excessivo, diarreia e aceleração dos batimentos do coração.

 

A principal causa de hipertireoidismo é a doença de Graves, uma condição autoimune que surge sem causas conhecidas, fazendo com que o organismo passe a não reconhecer suas próprias células e assim, passe a produzir anticorpos contra elas.

 

Essa reação autoimune leva ao aumento da função da tireóide e a alterações nos olhos, fazendo com que eles fiquem com aspecto de “saltados”. A doença pode ser diagnosticada por meio de uma avaliação médica e confirmada através de exames laboratoriais.

 

- Bócio: O bócio é um problema que geralmente passa despercebido pela maioria das pessoas, embora sua principal característica seja o aumento da tireoide, o que a torna palpável e visível. O bócio pode ser causado pelo hipotireoidismo, pelo hipertireoidismo, por uma gravidez ou pela falta de iodo na dieta alimentar.

 

O principal sintoma do bócio é o inchaço da glândula tireóide, mas essa patologia também pode causar tosse, sensação de aperto na garganta e, em casos mais raros, dificuldades para engolir e respirar. O aumento do volume da glândula ocorre de forma lenta e progressiva e com isso, o paciente vai se adaptando. Somente quando a tireóide fica muito grande que as sensações de falta de ar e engasgos ocorrem.

 

- Câncer de tireóide: O câncer de tireóide é um tipo de câncer raro, cujo principal sintoma consiste no aparecimento de um nódulo na frente da garganta, abaixo do “pomo de Adão”. Quando a doença está em estágio mais avançado podem ocorrer sintomas como rouquidão inexplicável, dificuldade para engolir ou para respirar. Em 95% dos casos, a presença de um nódulo na tireóide é provocada por uma doença benigna.

 

  • Quais são os principais exames para diagnosticar os problemas na tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Os principais exames disponíveis para diagnosticar as patologias da tireóide são:

 

- Exames de dosagem de hormônios: Realizados para avaliar a função da tireóide, as dosagens de T4 livre e de TSH.

 

- Dosagem de anticorpos: Utilizados para o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto e da doença de Graves.

 

- Biópsia ou punção: Realizados quando há suspeita de um nódulo tireoidiano que pode levar ao câncer de tireóide.

 

- Ultrassom (US) da tireóide: Principal método utilizado para avaliar nódulos da tireóide.

 

- Cintilografia da tireóide: Utilizado quando há dúvida para fechar o diagnóstico de hipertireoidismo.

 

  • Quais são os principais tratamentos para doenças da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Na maioria dos casos de hipotireoidismo, o tratamento é feito com levotiroxina,  uma versão sintética do hormônio produzido em déficit pela glândula tireóide. Já nos casos de hipertireoidismo, o tratamento pode ser com droga antitireoidiana, as quais inibem a síntese de T4 e T3, levando à redução gradual de suas concentrações séricas, por meio de radioiodoterapia ou através de uma cirurgia. 

 

O tratamento do bócio depende do tipo que o paciente possui, mas pode englobar desde alterações na dieta do paciente, para incluir o consumo de iodo, e o uso de medicamentos que buscam regular a função da tireoide. Já o câncer de tireóide é tratado de forma cirúrgica. 

 

  • Quando devo procurar um endocrinologista? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Todas as pessoas devem realizar consultas periódicas com um endocrinologista, a fim de realizar um cuidado preventivo, o qual é essencial para evitar as doenças citadas ao longo do texto.


Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologistas Florianópolis ou Patologias da Tireóide Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que é a técnica CLaCS? - Cirurgião Vascular Florianópolis
O que é a técnica CLaCS? - Cirurgião Vascular Florianópolis

As varizes interferem tanto na qualidade de vida quanto na autoestima, causando dor, cansaço, cãibra, coceira, queimação, inchaço e sensação de peso nas pernas, principalmente no final do dia e o medo da dor ainda é um dos principais motivos que impedem as pessoas de buscarem tratamento para as varizes.

 

A boa notícia é que o tratamento das varizes evoluiu muito ao longo dos últimos anos, o que levou ao surgimento de técnicas inovadoras, como é o caso do CLaCs, uma técnica que visa o tratamento de vasos de pequeno e médio calibre, substituindo a necessidade de uma microcirurgia na grande maioria dos casos.

 

Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Vasculares qualificados e verificados, na cidade de Florianópolis, especializados no tratamento com o CLaCs.

 

Palavras-chave: CLaCs, Cirurgião Vascular, Florianópolis, Cirurgião Vascular Florianópolis, CLaCs Florianópolis.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Em que consiste o procedimento? - CLaCs Florianópolis

O CLaCs consiste em uma combinação de LASER, escleroterapia com glicose e o uso de um ar a baixas temperaturas sobre a pele. O procedimento é realizado com auxílio de Realidade Aumentada. Com isso, o Cirurgião Vascular Florianópolis consegue reduzir o número de sessões de tratamento, tratando diretamente as veias nutridoras e diminuindo assim as chances de recidivas.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: O que esperar após o procedimento? - CLaCs Florianópolis

O CLaCs é considerado uma técnica padrão ouro no tratamento de microvarizes e varizes de médio calibre, conferindo como resultado o clareamento das lesões. Além disso, uma das principais vantagens do tratamento CLaCs Florianópolis é que todas as atividades cotidianas do paciente podem ser mantidas, inclusive a prática de atividade física, sem que seja necessário nenhum tipo de repouso.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Quantas sessões são necessárias no tratamento? - CLaCs Florianópolis

No tratamento com Clacs, cerca de 3 sessões por área tratada, com intervalos de 15 a 21 dias entre elas, já são suficientes para que os resultados desejados pelo Cirurgião Vascular Florianópolis sejam alcançados. Em todas as sessões, o resfriamento da pele a -20 graus é utilizado, fazendo com que o paciente tenha total conforto e não sinta dores. Quando necessário, o procedimento pode ser realizado sob sedação consciente, tornando-o ainda mais tolerável.

 

  • Cirurgião Vascular Florianópolis: Há algum risco ou contraindicação ao procedimento? - CLaCs Florianópolis

O tratamento com CLaCs Florianópolis não oferece nenhum risco à saúde dos pacientes e pode ser realizado inclusive por mulheres amamentando e pacientes muito alérgicos.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Cirurgiões Vasculares 100% qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Vascular Florianópolis ou CLaCs Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Gestação de risco: o que é, sintomas, causas e principais cuidados - Gestação de Alto Risco Florianópolis
Gestação de risco: o que é, sintomas, causas e principais cuidados - Gestação de Alto Risco Florianópolis

A gestação é um fenômeno natural e, por isso, toda sua evolução costuma ocorrer sem grandes intercorrências. Entretanto, quando a gestante é portadora de alguma doença ou desenvolve problemas ao longo da Gestação, existe o risco de uma evolução desfavorável, tanto para a mãe como para o feto. Nesse contexto, podemos ter uma gestação de alto risco.

 

Os principais fatores que levam a uma Gestação de alto risco são: idade, histórico da mãe, doenças gestacionais, doenças crônicas, obesidade, as condições do bebê, gestação múltipla e a ausência dos cuidados adequados ao longo da evolução do feto.

 

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para o acompanhamento obstétrico de uma Gestação de alto risco e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Gestação de Alto Risco Florianópolis.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Florianópolis e ao tratamento como Gestação de Alto Risco Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Florianópolis: Principais sintomas de uma Gestação de risco - Gestação de Alto Risco Florianópolis

Sintomas como náuseas, enjoo, prisão de ventre, dificuldades em digerir alimentos, câimbras, dores nas costas ou incontinência urinária são comuns durante uma Gestação. Contudo, alguns sintomas podem indicar uma Gestação de risco, como por exemplo:

 

  • Sangramento vaginal,
  • Contrações uterinas ou liberação de fluido amniótico antes do tempo,
  • Não sentir o bebê se mexer por mais de um dia,
  • Tonturas, desmaios, vômitos ou náuseas frequentes,
  • Dor ao urinar,
  • Inchaço repentino pelo corpo,
  • Batimentos cardíacos acelerados,
  • Dificuldades para caminhar.
  •  

Ao apresentar algum desses sintomas é recomendado que a gestante busque ajuda do Ginecologista Florianópolis o mais rápido possível para identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

 

Caso uma Gestação de risco seja confirmada, é importante que a gestante passe a frequentar regularmente o seu Ginecologista Florianópolis para avaliar o seu estado geral de saúde, assim como o do bebê.

 

  • Ginecologista Florianópolis: Na Gestação de alto risco, é obrigatório que o parto seja por cesárea? - Gestação de Alto Risco Florianópolis

Na Gestação de alto risco, o pré-natal é fundamental para controlar os fatores de risco e garantir que a  mulher, se assim desejar,  tenha o parto normal. A cesárea é um procedimento cirúrgico que, para mulheres com doenças prévias, pode ser extremamente agressivo.

 

A cesárea é indicada apenas quando existe o risco de complicações, como por exemplo: insuficiência esofágica ou cardíaca, doenças cardiovasculares, malformações, problemas ortopédicos na região da bacia, posição inadequada do bebê, entre outros.

 

  • Ginecologista Florianópolis: A importância do acompanhamento pré-natal - Gestação de Alto Risco Florianópolis

A ausência de controle pré-natal pode aumentar o risco ao longo de uma Gestação, tanto para a gestante, quanto para o recém-nascido. Logo, o pré-natal possui um papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias maternas ou fetais, especialmente na primeira metade da gestação, contribuindo para o desenvolvimento saudável do bebê e minimizando os riscos da gestante.

 

Se você apresentar algum dos sintomas citados neste artigo durante a sua gestação, lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especializado no acompanhamento de um Gestação de alto risco no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Gestação de Alto Risco Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA