Se você vai à academia pensando em queimar aqueles quilinhos extras adquiridos no final de semana, acho melhor repensar sobre os seus hábitos.
Um estudo realizado em 2016 pela Sanford Research – um importante instituto de biomedicina norte americano – concluiu que a prática de exercícios físicos, por mais intensa que seja, não compensa uma má alimentação.
Os benefícios da atividade física, como queima calórica e aumento de massa muscular, exigem do corpo uma certa quantidade de nutrientes, que devem ser provenientes de uma alimentação baseada no consumo de gorduras boas, proteínas, folhas, verduras, legumes e muita ingestão de água.
Para se alcançar um estilo de vida saudável, atividade física e alimentação equilibrada devem caminhar lado a lado!
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.