Diabetes
O Diabetes é uma doença conhecida como “silenciosa”, pois geralmente seus sintomas demoram a se manifestar. No entanto, estudos alertam para a necessidade de buscar medidas de prevenção urgentes, já que o Diabetes atinge cerca de 9% da população brasileira.
O surgimento dessa doença está intrinsecamente ligado à deficiência na ação da glicose (açúcar). Isso ocorre devido à falta ou à dificuldade da metabolização da insulina, um importante hormônio produzido no pâncreas.
Muitas são as doenças associadas ao Diabetes. Por isso, se não for adequadamente controlada, ela pode causar sérios danos à saúde. Os mais comuns são a neuropatia (doença que afeta os nervos periféricos), problemas de visão, insuficiência renal, AVC, infarto e amputações de membros devido à dificuldade de cicatrização das feridas.
Alguns casos de diabetes, como a diabetes tipo 2, que tem relação com o sobrepeso e a obesidade, podem ser tratados com o emagrecimento e a prática de exercícios físicos.
No entanto, há casos em que é preciso o uso de medicação e tratamento. É aí que entra a atuação do médico endocrinologista.
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.