Você conhece alguém que tem ou já teve catarata?
Trata-se de uma das principais doenças oculares, a qual afeta com mais incidência os idosos e que além dos prejuízos relacionados à visão, pode desencadear um quadro de depressão.
A boa notícia é que a cirurgia de catarata também pode corrigir a maioria dos problemas de visão relacionados a ela.
A seguir, entenda mais sobre a relação da catarata com depressão, bem como sobre o seu tratamento cirúrgico:
A maneira como enxergamos pode impactar na nossa autoestima, no nosso humor e também na nossa qualidade de vida. Por isso, não devemos ignorar os sintomas da catarata, estabelecendo o seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.
A perda gradual da visão causada pela catarata pode causar dificuldades para desempenhar uma série de funções do dia a dia, aumentando a dependência do indivíduo e gerando um processo de alteração emocional que pode levar à depressão.
A cirurgia de catarata, além de restaurar a qualidade da visão, também é essencial para garantir uma boa qualidade de vida.
De modo geral, a cirurgia de catarata deve ser feita, preferencialmente, em um olho de cada vez, sendo o olho mais comprometido o primeiro a ser operado e o outro sendo submetido ao procedimento cerca de duas semanas depois.
Fazemos isso para evitar possíveis infecções intraoculares, mesmo que raras, além de desenvolver um melhor planejamento cirúrgico para o segundo olho, com base nos resultados do primeiro.
Problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo também podem ser corrigidos durante a cirurgia de catarata. Isso significa que após o procedimento, muitos pacientes poderão deixar de fazer uso de óculos. Além disso, se você tem 60 anos ou mais, não deixe de consultar um Oftalmologista para cuidar da sua visão.
Agende uma avaliação com a nossa equipe!
A Empresa Oftalmocenter atua no mercado há mais de 30 anos, e foi uma das clínicas oftalmológicas pioneiras em Maringá.
Fundada por Dr. Seizi Tokunaga em 1976, a Oftalmocenter iniciou suas atividades em uma clínica situada nas proximidades da rodoviária antiga de Maringá, realizando as cirurgias no hospital do Dr. Valdir Coutinho. Após alguns anos, a clínica cresceu e necessitou de novas instalações, mudando-se para a Av. Herval. A competência na oftalmologia e o carinho com os seus pacientes fizeram a fama do Dr. Seizi aumentar e, como consequência, ganhou o reconhecimento e confiança de muitas famílias maringaeses.
Em meados dos anos 2000, Dr. Fábio Tokunaga e Dr. Ricardo Tokunaga retornaram a Maringá após completar a especialização e subespecialização em São Paulo, e trouxeram importantes inovações na área de catarata como a facoemulsificação com implante de lentes premium, na área de retina cirúrgica com a vitrectomia posterior e na área de correção de miopia com a cirurgia refrativa a laser.
Com o aumento do corpo clínico e o número de pacientes, a Oftalmocenter deu um novo passo em sua trajetória, passando de Clínica a Hospital.
Tendo agora uma área construída de mais de 600m2, o Hospital de Olhos Oftalmocenter conta com um centro diagnóstico e duas salas cirúrgicas na movimentada Av. Tiradentes.
Atualmente, o Hospital conta com a gestão do Dr. Fábio Massaiti Tokunaga, sempre trabalhando em prol da eficiência, colocando a segurança e bem estar do paciente em primeiro lugar. Pensando sempre em atender melhor seus pacientes, a Oftalmocenter em 2021 contou com mais um membro em sua equipe, o Dr. Rodolpho Matsumoto, com subespecialidade em glaucoma cirúrgico, trazendo as cirurgias minimamente invasivas para a cidade de Maringá.
Dessa forma, com uma equipe de médicos com formação de excelência e atualizados por meio de congressos, a Oftalmocenter oferece a seus pacientes o que há de mais moderno e seguro no tratamento oftalmológico.