Os dentes do siso (terceiros molares) são os últimos dentes a irromper, por isso, em grande parte da população, não há espaço suficiente, fazendo com que ele nasça torto, ou apareça parcialmente ficando parte coberto por gengiva. Esta situação propicia que alimentos e bacterias se acumulem sob a gengiva causando uma infecção perigosa que é a pericoronarite. Além das infecções, podem ocorrer cáries, tanto no terceiro molar quanto no segundo, e reabsorções na Raíz do segundo molar.
O melhor momento para a extração dos terceiros molares é entre 16 e 22 anos de idade, fase em que o dente não terminou completamente sua formação, o que facilita a cirurgia e a recuperação orgânica é muito rápida. À medida que a idade aumenta, aumentam também as complicações, pois a cirurgia fica cada vez mais difícil.
Atualmente, é possível realizar as extrações dos dentes do siso sob sedação no próprio consultório, sem a necessidade de internamento hospitalar, sendo assim, torna-se rotina a remoção dos 4 dentes de uma única vez. O tempo médio de um procedimento como este é de 1 hora e o paciente necessita repouso por 2 ou 3 dias. Quando o paciente descobre que ainda tem os dentes do siso tardiamente, após 40 ou 50 anos, muitas vezes a melhor opção é o controle clínico e radiográfico.
Dr. Liogi lwaki Filho.
Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB - USP (1988).
Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Diagnóstico Bucal pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB - USP.
Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.
Coordenador da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da UEM (Mestrado e Doutorado acadêmicos).
Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Estomatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia ortognática, planejamento virtual em cirurgia ortognática, cirurgia oral menor, traumatologia buco-maxilo-facial, radiologia odontológica e imaginologia.