O pós-operatório é um período delicado, no qual o paciente necessitará seguir uma série de cuidados especiais para que a sua reabilitação seja segura e sem complicações. Entre os principais cuidados que o paciente deverá seguir estão:
Após a cirurgia, o médico responsável deverá prescrever uma dieta específica para o paciente, levando em consideração a quantidade de nutrientes necessária para que o organismo retorne ao seu funcionamento habitual.
Cada dieta deve ser prescrita de forma individualizada, mas existem alguns cuidados gerais, como manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções.
Além disso, o paciente deverá evitar o consumo de frituras, alimentos gordurosos, ultraprocessados, carne de porco, doces, bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Durante o pós-operatório, o paciente não deverá realizar esforços, dirigir, levantar pesos ou praticar atividades físicas, que só deverão ser retomadas após liberação médica.
O tempo de repouso será indicado pelo médico responsável de forma individualizada, levando em consideração o procedimento realizado em cada paciente.
No período pós-operatório, o cuidado da cicatriz é crucial para uma boa recuperação. Toda a troca de curativos será realizada pela equipe médica e os cuidados domiciliares serão orientados individualmente.
O controle da dor no pós-operatório é fundamental para que o paciente possa encarar esse período com mais tranquilidade. Sendo assim, é comum a prescrição de analgésicos para o controle da dor no quadro pós-operatório.
O fisioterapeuta especializado em Cirurgias Plásticas irá conduzir todo o tratamento, tendo início desde o pré (antes) da cirurgia e sendo continuada durante (trans), assim como no pós operatório. Uma série de condutas fisioterapêuticas serão realizadas com o objetivo de controlar o processo inflamatório, reduzindo a formação de edemas (inchaço), as equimoses (roxos) e a incidência da dor.
Além de prevenir e tratar as possíveis formações de fibroses, a fisioterapia promove uma recuperação estética e mais funcional ao paciente.
Em que casos devo ir ao médico?
O paciente deve buscar ajuda médica imediata caso apresente sintomas como: Dor que não passa com remédios, febre acima de 38ºC, calafrio, diarreia, mal estar, falta de ar, dor severa dor severa ou vermelhidão nas pernas, náuseas, vômitos, abertura dos pontos, manchas de sangue ou de outros líquidos no curativo.
Caso apresente algum desses sintomas, o paciente deverá entrar em contato com o seu cirurgião imediatamente ou recorrer ao pronto socorro mais próximo.
Como um apaixonado pela harmonia e beleza do rosto humano - paixão que descobri quando fiz residência com o Mestre Ivo Pitanguy - dedico minha carreira a aprimorar as técnicas cirúrgicas que ajudam a realçar as melhores características de cada paciente.
Cada procedimento é único e personalizado, sempre respeitando as proporções e características individuais do rosto e do corpo de cada um.
Se você também acredita que o rosto é o nosso cartão de visitas, agende agora uma consulta e vamos conversar sobre como podemos destacar a sua beleza natural
Agende uma consulta/avaliação com o Dr. Leonardo
Nascido em Maringá, cresceu acompanhando o ofício de seu pai na medicina, o também cirurgião plástico Doutor Victor Batista. Graduado pela Faculdade de Medicina de Campos – RJ. Especializou-se em cirurgia plástica no renomado Instituto Ivo Pitanguy, sendo seu fundador o expoente máximo da especialidade no Brasil, inspirando e preparando novos cirurgiões com máxima excelência.
Nesta época, foi selecionado para ser Residente na clínica Ivo Pitanguy, onde lá permaneceu participando desde o atendimento, finalização da execução da cirurgia e pós operatório dos pacientes. Com sua formação traz novas propostas de atendimento, unindo a competência profissional, honestidade, cuidados individualizados e compromisso com a qualidade.