Muitas pessoas acreditam que os medicamentos para emagrecer são compostos semelhantes a uma “fórmula mágica”, capazes de facilitar a árdua missão de perder alguns quilinhos, quando na verdade, o uso sem prescrição dos medicamentos anorexígenos pode trazer inúmeros prejuízos à saúde de um indivíduo.
No Brasil, o fácil acesso da população aos anorexígenos faz com que o uso desses medicamentos seja um dos métodos mais utilizados pela populção para promover a perda de peso. No entanto, a falta de acompanhamento profissional especializado e as substâncias presentes nesses medicamentos podem agravar comorbidades relacionadas à obesidade.
Em nosso organismo, o acúmulo de gordura aumenta o risco de doenças como diabetes, pressão alta, aumento dos níveis de triglicérides e colesterol, apneia do sono, esteatose hepática acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, AVC e do surgimento de alguns tipos de câncer. Esses problemas podem surgir mesmo com o uso de medicamentos naturais ou fitoterápicos. Além disso, infelizmente existe uma infinidade de medicamentos falsificados no mercado, o que só agrava os riscos à saúde, sem promover nenhum efeito positivo ao corpo.
O tratamento medicamentoso para obesidade deve levar em consideração os objetivos de cada paciente e ser planejado para cumprir uma determinada finalidade, em um determinado período de tempo. O tratamento deve ser temporário, pois seu uso contínuo pode provocar efeitos colaterais, tolerância, além de um alto custo financeiro para o paciente.
A manutenção do peso perdido após o tratamento, que pode estar abaixo do esperado pelo paciente, dependerá da disciplina de cada indivíduo para manter os hábitos alimentares e comportamentais adquiridos ao longo do uso dessas medicações. Sem essa mudança, o paciente pode sofrer com o chamado "efeito sanfona”, apresentando reganho de peso.
O tratamento da obesidade não existe sem reeducação alimentar, afinal, a doença surge como consequência dos hábitos alimentares do paciente, logo para tratar a condição essa é uma mudança fundamental.
O emagrecimento através da cirurgia bariátrica tem se mostrado uma das melhores alternativas para o tratamento de grandes perdas de peso com comorbidades associadas. O procedimento é recomendado para indivíduos obesos, com índice de Massa Corporal (IMC) superior a 40 ou que tenham doenças associadas ao sobrepeso, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, gordura no fígado, hérnia de disco, entre outras.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para tratar a obesidade e as suas comorbidades. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.
Instituto Pacheco
Dr. José Antonio Pacheco
CRM: 52 306955
Cirurgião Geral - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Cirurgia Bariatrica - Cirurgia Robotica
Formaçao:Faculdade de Medicina de Teresópolis - 1978
Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Especialista em Cirurgia Geral - 1982
Especialização em Cirurgia Geral - Universidade Federal Fluminense - UFF - 1986
Mestrado em Cirurgia Gastroenterológica - Universidade Federal Fluminense - UFF - 1991
SAGES Scientific Session & Postgraduate Course - 2015
Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo - Cirurgia Bariátrica - AMB/CBC/CBCD - 2016
Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo - Robótica- AMB/CBC/CBCD - 2016.
Dr. Thiago Pereira Pacheco
CRM: 52 760331
Cirurgião Geral - Cirurgia Bariatrica - Cirurgia Robotica
Formação:Graduação, Universidade Federal Fluminense, 2004
Especialização, Hospital Federal de Bonsucesso, 2006
Dr. Joao Pereira Pacheco
CRM: 52995002
Cirurgião Geral - Cirurgiao do Aparelho Digestivo
Formação: Faculdade de Medicina Souza Marques
Residencia de Cirurgia Geral no Hospital Municipal Souza Aguiar
Residencia de Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital Federal dos Servidores do Estado
Dra. Marina Helena Leite de Carvalho Paez Pacheco
CRM: 52 1001868
Psiquiatra
Formação
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Residencia Medica Hospital Naval Marcilio Dias
Especialização em Transtornos Alimentares: Obesidade,Anorexia e Bulemia
Coordenador Medico do setor de Saude Mental do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla 2018 - Presente data
Médica Psiquiatra / Unidade Integrada de Saúde Mental da Marinha do Brasil 2017 - Presente data
Estágio Internacional de Psiquiatria - Hospital São João ( Porto - Portugal) 2016.