A resistência a insulina é uma condição que pode atingir adultos ou crianças, principalmente em pessoas sedentárias, com sobre peso/obesidade, ou possuam algum histórico familiar. Ela é considerada um caminho para o desenvolvimento do diabetes e de outras enfermidades.
A resistência à insulina pode ser detectada através de diferentes exames de sangue, como por exemplo:?
Exame de glicemia: Realizado com o paciente em jejum de 8 a 12 horas, através da coleta de uma amostra de sangue que será avaliada em laboratório;?
Índice de HOMA: Este exame é realizado através de um cálculo específico que leva em conta a quantidade de açúcar e insulina no sangue do indivíduo.
Teste oral de tolerância à glicose: É realizado através da dosagem da glicose em jejum e duas horas após a ingestão de 75g de um líquido doce.
A resistência à insulina causa poucos sintomas. Dessa forma é importante manter em dia os seus exames de rotina para que qualquer alteração seja detectada e o tratamento iniciado o mais precocemente possível.
Responsável técnica: Dra. Patrícia Peres Almeida Gomes
CRM/PR 17319 | RQE: 12.945
#glicose #glicemia #diabetes #resistênciaainsulina #saudedocorpo #endocrinologia #endocrinologista #endocrinologistacianorte #endocrinologiacianorte
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.