A apendicite é a inflamação do apêndice, órgão que fica localizado no início do intestino grosso. O problema é decorrente da obstrução do apêndice por fezes, provocando a irritação e a inflamação do órgão
Essa inflamação pode acometer qualquer pessoa, levando a proliferação de bactérias e o acúmulo de pus no órgão. Sem o tratamento adequado, a inflamação pode levar à morte por sepse.
A apendicite possui sintomas extremamente característicos, o que auxilia no diagnóstico. A dor decorrente dessa inflamação tem origem próxima ao umbigo, sempre no lado direito do abdômen, começando com pontadas leves e que aos poucos se tornam cada vez mais constantes e intensas. Além da dor, podem surgir os seguintes sintomas:
O diagnóstico é clínico, realizado através da avaliação da história do paciente, e pelo exame físico, por meio da palpação do abdômen. Porém, os sintomas das anexites (inflamação dos anexos do útero) também podem provocar dor no lado direito do abdômen.
Nesse caso, a solicitação de exames de imagem, como uma ultrassonografia ou uma tomografia computadorizada, é fundamental para estabelecer um diagnóstico preciso.
O tratamento é cirúrgico, consistindo na retirada do apêndice por meio de uma videolaparoscopia. Se o diagnóstico e o tratamento não forem realizados em tempo hábil, o apêndice pode estourar dentro da cavidade abdominal, colocando a vida do paciente em risco.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para que você possa tratar a inflamação do apêndice. Entre em contato para maiores informações.
Instituto Pacheco
Dr. José Antonio Pacheco
CRM: 52 306955
Cirurgião Geral - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Cirurgia Bariatrica - Cirurgia Robotica
Formaçao:Faculdade de Medicina de Teresópolis - 1978
Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Especialista em Cirurgia Geral - 1982
Especialização em Cirurgia Geral - Universidade Federal Fluminense - UFF - 1986
Mestrado em Cirurgia Gastroenterológica - Universidade Federal Fluminense - UFF - 1991
SAGES Scientific Session & Postgraduate Course - 2015
Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo - Cirurgia Bariátrica - AMB/CBC/CBCD - 2016
Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo - Robótica- AMB/CBC/CBCD - 2016.
Dr. Thiago Pereira Pacheco
CRM: 52 760331
Cirurgião Geral - Cirurgia Bariatrica - Cirurgia Robotica
Formação:Graduação, Universidade Federal Fluminense, 2004
Especialização, Hospital Federal de Bonsucesso, 2006
Dr. Joao Pereira Pacheco
CRM: 52995002
Cirurgião Geral - Cirurgiao do Aparelho Digestivo
Formação: Faculdade de Medicina Souza Marques
Residencia de Cirurgia Geral no Hospital Municipal Souza Aguiar
Residencia de Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital Federal dos Servidores do Estado
Dra. Marina Helena Leite de Carvalho Paez Pacheco
CRM: 52 1001868
Psiquiatra
Formação
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Residencia Medica Hospital Naval Marcilio Dias
Especialização em Transtornos Alimentares: Obesidade,Anorexia e Bulemia
Coordenador Medico do setor de Saude Mental do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla 2018 - Presente data
Médica Psiquiatra / Unidade Integrada de Saúde Mental da Marinha do Brasil 2017 - Presente data
Estágio Internacional de Psiquiatria - Hospital São João ( Porto - Portugal) 2016.