Guia SaÚde Blog

Como um neurologista atua no tratamento de dores na coluna? - Neurologista Umuarama
Como um neurologista atua no tratamento de dores na coluna? - Neurologista Umuarama

Como um neurologista atua no tratamento de dores na coluna? - Neurologista Umuarama

Muitas pessoas se surpreendem ao serem encaminhadas para o Neurologista quando estão com Dores na coluna, especialmente as provocadas por quadros de hérnias de disco. Mas, como nossa coluna vertebral é responsável por proteger a medula e suas raízes nervosas, que auxiliam na comunicação do encéfalo com o resto do nosso corpo, são os Neurologistas os especialistas responsáveis por tratar as diversas Dores que afetam a coluna.

 

Você pode encontrar Neurologistas 100% qualificados e verificados, no município de Umuarama, no site da Guia Saúde Cidades.

 

Palavras-chave: Dores na coluna, Neurologista, Umuarama, Neurologista Umuarama, Dores na coluna Umuarama.

 

  • Neurologista Umuarama: Quais são as principais Dores na coluna vertebral? - Dores na coluna Umuarama

A coluna vertebral é a região do corpo humano responsável por manter o equilíbrio, a postura, suportar o peso e proporcionar a movimentação do nosso corpo. Ela possui um padrão linear, dividido em três partes:

 

- Coluna cervical, na região do pescoço;

- Coluna dorsal, na região superior das costas;

- Coluna lombar, na região inferior das costas.

 

Por toda essa complexidade, nossa coluna vertebral é comumente acometida por doenças, as quais podem ser causadas por condições genéticas, hereditárias, presença de tumores, alterações anatômicas, má postura e/ou traumas, tendo em comum o sintoma de dor na coluna.

 

As principais Dores na coluna Umuarama tratadas por um Neurologista, são:

 

- Cervicalgia: rigidez e falta de mobilidade na região da coluna cervical.

 

- Ciatalgia: popularmente conhecida como dor ciática, se caracteriza pela compressão, irritação ou inflamação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e formam o nervo ciático.

 

- Artrose: também chamada de osteoartrite, é a degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.

 

- Hérnia de disco: deslocamento do disco intervertebral, estrutura cartilaginosa da coluna vertebral, fazendo com que parte de seu conteúdo central seja expelido.

 

- Espondilolistese: desalinhamento da coluna vertebral, que acontece quando uma vértebra se acomoda sobre outra.

 

  • Neurologista Umuarama: Como é realizado o diagnóstico das Dores na coluna cervical por um Neurologista? - Dores na coluna Umuarama

De modo geral, o diagnóstico das Dores na coluna Umuarama é realizado pelo Neurologista Umuarama por meio de exames físicos e neurológicos, durante a consulta médica. Exames de imagem como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada também podem ser utilizados para estabelecer o diagnóstico.

 

  • Neurologista Umuarama: Como a neurocirurgia atua no tratamento de doenças na coluna? - Dores na coluna Umuarama

Conforme explicado ao longo do texto, o Neurologista Umuarama especialista em coluna é responsável por tratar todo o sistema nervoso central e periférico, estrutura que se inicia no cérebro mas se estende por toda a coluna. Logo, esse especialista pode realizar o tratamento de Dores na coluna, lombar ou cervical, por meio da cirurgia para descompressão nervosa.

De modo geral, a maioria das Dores na coluna Umuarama são decorrentes do desgaste das vértebras, de má postura, ou de fraturas que pressionam as terminações nervosas e provocam dor. A intensidade da dor vai desde formigamento, dormência e falta de sensibilidade, até episódios de dor incapacitante.

 

  • Neurologista Umuarama: Como é realizada a neurocirurgia da coluna vertebral? - Dores na coluna Umuarama

A neurocirurgia da coluna vertebral é realizada com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios, lupas e lentes especiais. Esses equipamentos permitem ao Neurologista Umuarama uma melhor visualização da estrutura operada, permitindo que o mesmo faça movimentos mais precisos e delicados.

 

A neurocirurgia para o tratamento de Dores na coluna também pode ser realizada por meio de uma microcirurgia reconstrutiva, indicada para tratar diversas condições, como cortes profundos que necessitam de suturas, em quase todas as partes do corpo humano.

 

Os cuidados do pós-operatório do tratamento cirúrgico de  Dores na coluna Umuarama variam de acordo com a região operada: cervical, dorsal ou lombar. Mas, de modo geral, é recomendado que o paciente não faça movimentos bruscos, não levante ou carregue objetos pesados e evite ficar mais de 1 hora seguida na mesma posição, especialmente durante os dois primeiros meses.


Lembre-se: Você pode encontrar Neurologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Neurologista Umuarama ou Dores na coluna Umuarama, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Neurologista - Doenças na Coluna
Umuarama

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email