Guia SaÚde Blog

Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro
Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que trata do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, essa especialidade realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.

O estado do Rio De Janeiro é um polo de referência para essa especialidade e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Gastroenterologistas certificados e verificados, prontos para te ajudar, procurando pelos termos Gastroenterologistas Rio de Janeiro ou Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Gastroenterologistas Rio de Janeiro e ao procedimento como Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site, quando for buscar por um especialista nessa área médica.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Qual a função e quais órgãos compõem o aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

Conforme citado acima, o aparelho digestivo é formado por um conjunto de órgãos começando pela boca e englobando faringe, estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus. No entanto, os procedimentos desta especialidade ainda podem incluir anexos como, por exemplo, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula biliar.

Como é composto por uma grande quantidade de órgãos, conforme a necessidade, pode ser que o Gastroenterologistas Rio De Janeiro necessite agir em conjunto com outras especialidades ou subespecialidades, como por exemplo, a hepatologia, em casos de problema no fígado, e coloproctologia, especializada em cirurgias do intestino grosso.

Além disso, a cirurgia do aparelho digestivo também abrange exames, além da consulta comum com exame físico e histórico médico. Entre eles estão:

  • Endoscopia digestiva alta: Este exame avalia a qualidade das paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar doenças como úlcera e gastrite;
  • Colonoscopia: Avalia condições relacionadas ao intestino grosso.

Por fim, podem ser solicitados exames de sangue para que o Gastroenterologista Rio de Janeiro possa analisar a glicemia, o colesterol, as proteínas do sangue, a produção de enzimas do fígado e a função hepática do paciente.

Como funciona o Aparelho Digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

O aparelho digestivo é um sistema complexo do corpo humano, sendo composto por vários órgãos interligados, que tem como finalidade a digestão dos alimentos. Tudo começa pela boca e sua estrutura formada pela língua, dentes e glândulas salivares, que já iniciam o trabalho de triturar e iniciar o processo de digestão dos alimentos.

Após esta primeira etapa da mastigação, que deve ser muito bem realizada, o alimento segue para os órgãos seguintes, como o esôfago, o estômago e os intestinos dando continuidade ao processo digestivo. Estando este sistema em pleno funcionamento, uma pessoa consegue adquirir através da alimentação tudo o que precisa para viver.

Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns distúrbios neste sistema, prejudicando a saúde do paciente como um todo, já que a digestão está intimamente atrelada à saúde do organismo em sua plenitude. Na maior parte dos casos, tratamentos com medicamentos podem resolver, entretanto, para situações mais graves, pode ser necessária a realização de algum tipo de  procedimento cirúrgico sobre o aparelho digestivo.

A cirurgia do aparelho digestivo trata quais doenças? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um Gastroenterologista Rio de Janeiro através da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica dos Gastroenterologistas Rio de Janeiro.

Os Gastroenterologistas Rio de Janeiro dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

Quais são as principais cirurgias realizadas? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro

A cirurgia no aparelho digestivo pode ser realizada de duas formas: laparotomia, com cortes no abdômen e manuseio de visão direta; ou laparoscopia, através de pequenos cortes, visualização por microcâmera e manuseio por pinças com ou sem auxílio de um robô. Esta última tem trazido diversos benefícios para a especialidade, sobretudo uma redução nos tempos de internação, recuperação e um pós-operatório mais tranquilo.

Dentre as intervenções cirúrgicas mais comuns dessa especialidade médica, encontram-se gastrectomia, ostomia, hernioplastia, apendicectomia e hemorroidectomia. Conheça um pouco sobre cada uma.

Gastrectomia: Cirurgia de retirada total ou parcial do estômago, realizada em pacientes com tumores benignos no estômago, com úlceras em estágio avançado, pessoas que correm risco de morte por causa da obesidade e outros.

Ostomia: Consiste numa técnica em que é criada uma comunicação do órgão interno com o externo, apresentando o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. No caso da ostomia digestiva, as fezes são expelidas por esse canal, podendo ser um procedimento permanente ou temporário.

Hernioplastia: Hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos ou são adquiridas de camadas das paredes do abdômen. Essa cirurgia prevê a restituição da estrutura anatômica abdominal.

Apendicectomia: O apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que lembra o formato de um dedo e fica localizado na região inferior direita do abdômen. Quando se inflama ou se infecciona, é necessário fazer a remoção dele através da cirurgia.

Hemorroidectomia: Hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na parte do reto ou do ânus. A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento da hemorroida e acontece normalmente quando falha o tratamento clínico.

Existem muitos outros tipos de cirurgias do aparelho digestivo, sendo importante ressaltar que algumas doenças não precisam de intervenção cirúrgica, já que somente o tratamento clínico é capaz de tratá-las. Cabe ao Gastroenterologista Rio de Janeiro avaliar o quadro do paciente e decidir ou não pela cirurgia.

Lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista Rio de Janeiro ou Cirurgia do Aparelho Digestivo Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Cirurgia do Aparelho Digestivo
Rio de Janeiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email