Guia SaÚde Blog

Quem deve fazer a cirurgia metabólica?
Quem deve fazer a cirurgia metabólica?

Quem deve fazer a cirurgia metabólica?

A cirurgia metabólica é um procedimento semelhante à cirurgia bariátrica, mas que não objetiva apenas a perda de peso e sim o controle da doença. A cirurgia metabólica altera de forma benéfica a produção dos hormônios relacionados à obesidade, favorecendo tanto a perda de peso, bem como o tratamento de diversas doenças endocrinológicas relacionadas a essa condição, como diabetes tipo 2, hipercolesterolemia, hiperuricemia e hipertensão.

  • Quais são as indicações da cirurgia metabólica?

A indicação deve ser feita por um cirurgião bariátrico e os pacientes devem estar de acordo com os seguintes critérios:

- Em pacientes diabéticos, a cirurgia é indicada para indivíduos com IMC a partir de 30, enquanto para os demais pacientes,  o procedimento é indicado para aqueles com 35 de IMC ou mais;

- O paciente deve ter entre 30 e 70 anos de idade;

- O tempo mínimo da doença deve ser de 2 anos;

- O tempo máximo de doença não deve exceder 10 anos.

O tempo máximo estipulado se deve à dificuldade de remissão do diabetes após esse período. No entanto, mesmo os pacientes que não alcançam a remissão da doença podem se beneficiar através da redução dos níveis glicêmicos proporcionada pela cirurgia, que reduz as chances de complicações futuras.

  • O procedimento é apenas o início do tratamento

A cirurgia metabólica é um tratamento seguro e eficaz para o diabetes tipo 2, mas que deve ser somada à uma mudança completa dos hábitos alimentares e estilo de vida do paciente. Essas mudanças são fundamentais para que o paciente possa manter os níveis glicêmicos dentro dos limites recomendados ao longo de toda a sua vida.

 

Cirurgia do Aparelho Digestivo
Rio de Janeiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email