Guia SaÚde Blog

Cirurgião Plástico Rio de Janeiro - Otoplastia
Cirurgião Plástico Rio de Janeiro - Otoplastia

Cirurgião Plástico Rio de Janeiro - Otoplastia

Conforme explicam os Cirurgiões Plásticos do Rio de Janeiro, otoplastia é o termo utilizado para cirurgias na orelha, como por exemplo:  a cirurgia para a correção das famosas “orelhas de abano”. Contudo, ela também pode ser realizada para o tratamento da ausência congênita de orelhas, orelhas constritas e outras malformações ou sequelas de traumas, como destacam os Cirurgiões Plásticos do Rio de Janeiro. 

A otoplastia é indicada em casos de assimetria na forma, no tamanho e/ ou na angulação, além das malformações congênitas e deformidades pós-traumáticas, como ressaltam os Cirurgiões Plásticos do Rio de Janeiro. Sendo não somente estética, mas também funcional. A otoplastia geralmente pode ser realizada a partir dos seis anos, uma vez que o crescimento das orelhas chega a quase 100% do tamanho final nesta idade, porém somente um cirurgião especialista poderá indicá-la após examinar as estruturas da orelha e verificar a estabilidade destas. 

A otoplastia é contraindicada para pacientes que: possuem predisposição a queloides ou a cicatrizes inestéticas,  são expostos recorrentemente e excessivamente a raios solares, possuam doenças autoimunes, ou que tenham apresentado alterações significativas nos exames pré-operatórios - principalmente relacionadas a problemas de coagulação, diabetes e/ou hipertensão fora de controle ou cardiopatias, alertam os Cirurgiões Plásticos do Rio de Janeiro.

Os Cirurgiões Plásticos do Rio de Janeiro reinteram que a otoplastia possui raríssimos casos com complicações anestésicas e de intercorrências cirúrgicas como hematomas, alergias ou infecções. No entanto, o pós-operatório necessita de alguns cuidados, como: manter uma alimentação equilibrada, repouso absoluto, evitar exposição solar excessiva, não deitar-se de lado, utilizar corretamente a medicação prescrita e uso de bandagens de malha para minimizar as oportunidades de trauma, além de comparecer aos retornos marcados pelo cirurgião.

Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email