Guia SaÚde Blog

Você sabe como a Fisioterapia Pélvica pode te ajudar? - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa
Você sabe como a Fisioterapia Pélvica pode te ajudar? - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

Você sabe como a Fisioterapia Pélvica pode te ajudar? - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade da Fisioterapia que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen. O trabalho desse especialista é uma das melhores opções de tratamento das disfunções da área pélvica, visto que pode ser realizado como forma de prevenção antes que alguma doença se instale e também, por fazer com que o paciente não necessite de tratamento cirúrgico.

 

Sinais como incontinência urinária ou fecal, constipação, evacuações dolorosas, esforço ao evacuar, prolapso de órgãos, infecção urinária de repetição, ou disfunção sexual (dor à penetração, incapacidade de penetração vaginal, ereções dolorosas, ejaculação precoce etc.) demonstram a necessidade de uma avaliação com um Fisioterapeuta Pélvico 100% qualificado.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 240 mil Fisioterapeutas registrados e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Fisioterapeutas Pélvicos 100% qualificados e verificados, no município de Ponta Grossa

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

Você está procurando por um Fisioterapeuta 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um Fisioterapeuta Pélvico de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes. 

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu.  

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Fisioterapia Pélvica, Fisioterapeuta Pélvica, Ponta Grossa. 

 

  • Como funciona o tratamento com a fisioterapia pélvica? - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

Em geral, todos deveriam ter consciência e controle dos seus músculos do assoalho pélvico, mas isso não é o que acontece. A Fisioterapia Pélvica tem como principal objetivo, além de considerar todas as disfunções encontradas a partir de uma avaliação especializada. Além do assoalho pélvico, um Fisioterapeuta Pélvico pode investigar regiões como abdômen, coluna e quadris, e outros tecidos como as fáscias. Com essa ampla avaliação músculo-esquelética e biomecânica, o Fisioterapeuta Pélvico Ponta Grossa pode desenvolver um tratamento clínico que oferte os melhores recursos de tratamento para cada caso.

 

  • Quais são os principais problemas que afetam a musculatura pélvica? - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

Realizar um tratamento com Fisioterapia Pélvica pode trazer diversos benefícios para o paciente como se livrar da ansiedade, depressão e isolamento causados por problemas decorrentes do enfraquecimento da musculatura pélvica, como, por exemplo, a incontinência urinária, risco de queda da bexiga e do útero, impotência sexual (no caso do homens), endometriose, durante a gravidez e no pós-parto (esses três últimos no caso das mulheres).

 

A tendência de mulheres desenvolverem algum problema no assoalho pélvico é muito maior, devido a diferença fisiológica entre elas e os homens, sem contar as alterações hormonais e corporais ocorridas durante uma gestação. Já no caso dos homens, a musculatura do assoalho pélvico também é de extrema importância, pois ela é responsável por sustentar as costas, o abdômen, a bexiga e o intestino. Ela também envolve a base do pênis e é ativada durante a relação sexual.

Deste modo, a Fisioterapeuta Pélvica Ponta Grossa auxilia na saúde sexual, urinária e fecal dos homens, além de tratar a incontinência urinária, disfunção erétil e a ejaculação precoce, fazendo com que os homens possam recupere sua autoestima e melhorar seu desempenho.

 

  • Uso da tecnologia no tratamento da musculatura pélvica? - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

Na Fisioterapia Pélvica, existem diversos aparelhos que podem ajudar tanto no diagnóstico como no tratamento em si. São eles:

 

  • Equipamentos que auxiliam no diagnóstico - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

– Ultrassom

Esta é uma tecnologia bastante conhecida, a qual possibilita avaliar toda a região pélvica. Normalmente, o ultrassom é realizado com a bexiga cheia, o que ajuda a analisar fatores ligados à incontinência urinária, ajudando a fornecer um diagnóstico preciso, que justifique o que está causando o mau funcionamento pélvico.

 

– Dinamômetro perineal

O dinamômetro tem o objetivo de medir a força dos músculos. Através da inserção de uma sonda e com a realização de alguns exercícios físicos, o dinamômetro avalia qual é a força dos músculos do paciente. Com o enfraquecimento muscular, é mais fácil ocorrer disfunções e incontinências, exigindo assim tratamentos específicos de fortalecimento.

 

– Perineômetro

Este equipamento também mede a força dos músculos do assoalho pélvico, mas através de uma pressão controlada, possibilitando medir quão intenso é o ato de contrair do paciente. Nas mulheres, ele é realizado através da inserção de uma sonda no canal vaginal, que é inflada até uma certa medida. Através de ajustes de níveis, com opções muito baixas, ele ajuda a realizar um diagnóstico bem preciso.

 

– Eletromiógrafo

Este equipamento serve para captar os impulsos elétricos existentes no músculo. Através de eletrodos, posicionados no assoalho pélvico, e de um equipamento de medição automática, é possível identificar se o músculo está ativo e qual a intensidade do movimento. Com exercícios de contração, é analisado quanto tempo o paciente consegue segurar o estado. Assim, é identificado se os músculos possuem dificuldades ou falhas no período em que está contraído.

 

  • Equipamentos que auxiliam no tratamento  - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

– Dispositivos de biofeedback

Estes dispositivos têm como objetivo analisar a atividade elétrica do músculo. Os resultados dos esforços realizados pelo paciente na região pélvica são obtidos em tempo real. O Fisioterapeuta Pélvico Ponta Grossa desenvolve os exercícios com o paciente e com a análise simultânea do movimento, através do dispositivo, é possível saber se ele está sendo executado corretamente, podendo assim instruí-los para agir com efetividade.

 

– Eletroestimulador

Este equipamento serve para fazer com que os músculos da pelve trabalhem corretamente, além de ser uma maneira de fortalecer o assoalho pélvico. Através de uma sonda instalada no canal anal ou vaginal, o Fisioterapeuta Pélvico Ponta Grossa controla e envia pequenos impulsos elétricos para que atinjam os músculos, que tendem a se contrair.

 

  • Importância do fisioterapeuta pélvico - Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa

Como podemos ver, o uso desses equipamentos só é possível com a presença de um profissional 100% qualificado. Além disso, o Fisioterapeuta Pélvico também é responsável por indicar e ajudar com os exercícios durante o tratamento.

 

Somente o especialista poderá avaliar a necessidade de cada pessoa e indicar a atividade adequada. É o Fisioterapeuta Pélvico quem deve indicar a frequência, a força e o tipo de exercício que deve ser feito. Existem atividades que podem ser realizadas fora do consultório, mas ainda assim é preciso manter o acompanhamento para verificar a evolução e a necessidade da mudança de movimentos, dependendo do paciente.

 

Lembre-se: Você pode encontrar um Fisioterapeuta, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Fisioterapeuta Pélvico Ponta Grossa, Fisioterapia Pélvica Ponta Grossa, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Fisioterapeuta - Fisioterapeuta Pélvica
Ponta Grossa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email