Guia SaÚde Blog

Varizes - O que são, causas, sintomas e prevenção
Varizes - O que são, causas, sintomas e prevenção

Varizes - O que são, causas, sintomas e prevenção

As varizes, problema que acomete 35,5% da população brasileira, de acordo com Cirurgiões Vasculares de Maringá (profissionais que estão reunidos no site da Guia Saúde Cidades), podem se apresentar em diversos graus de gravidade, desde os simples “vasinhos” até as veias varicosas de grande calibre. Além do transtorno estético gerado pelas varizes, segundo os Cirurgiões Vasculares de Maringá, elas costumam estar associadas a queixas dos pacientes sobre sensação de peso e cansaço nas pernas, além de inchaços no final do dia.

As varizes trazem uma série de sintomas, alguns deles visíveis, outros não. Os Cirurgiões Vasculares de Maringá, salientam que o principal sintoma é a presença de veias inchadas, aparentes pela pele e geralmente nas pernas. Em casos mais avançados, os Cirurgiões Vasculares de Maringá ressaltam que elas podem ser responsáveis por provocar manchas e feridas nas pernas.

Entre as causas que levam ao surgimento das varizes, os Cirurgiões Vasculares de Maringá destacam a ação hormonal e os fatores genéticos. Além disso, nosso gurpo de Cirurgiões Vasculares também destaca alguns outros fatores de risco, como uma gravidez, o avanço da idade, o excesso de peso, obesidade, histórico familiar de varizes, passar longos períodos do dia em pé, ter passado por um quadro de trombose venosa profunda e ser do sexo feminino. O surgimento de varizes é mais comum em mulheres, com uma proporção estimada de 4 mulheres para 1 homem.

Para prevenir o surgimento das varizes, não existe remédio, apenas hábitos que  ajudam a melhorar os sinais e os sintomas, como o inchaço e as dores nas pernas. Entre esses hábitos, os Cirurgiões Vasculares de Maringá destacam: 

  • Fazer exercício aeróbico com regularidade.

  • Ter uma alimentação balanceada e rica em fibras.

  • Manter-se hidratado.

  • Usar meia elástica de compressão, mas somente após prescrição médica!

Se você apresenta um histórico familiar de varizes, observe atentamente as suas pernas e procure pela presença de varizes, inchaços, peso ou sensação de cansaço nas pernas ao final do dia. Caso você apresente algum destes sinais, procure no site da Guia Saúde Cidades pelo termo "Cirurgião Vascular”, e encontre profissionais gabaritados e verificados, não só em Maringá, mas em todo o Brasil!

Cirurgião Vascular - Varizes
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email