Guia SaÚde Blog

O que é hemodinâmica e qual a importância para a cardiologia? - Cateterismo Cardíaco Maringá
O que é hemodinâmica e qual a importância para a cardiologia? - Cateterismo Cardíaco Maringá

O que é hemodinâmica e qual a importância para a cardiologia? - Cateterismo Cardíaco Maringá

A Hemodinâmica é uma área da cardiologia, a qual estuda os movimentos e as pressões da circulação sanguínea, algo que possibilita o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças por meio de métodos seguros e minimamente invasivos, os quais conferem mais conforto ao paciente e reduzem o tempo de recuperação. Desse modo, o exame de hemodinâmica é solicitado com a finalidade de diagnosticar o estado da circulação das artérias coronarianas, possibilitando identificar, por exemplo, os fatores de risco um infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando um infarto já estabelecido.

 

Os métodos hemodinâmicos representam um grande aliado para a cardiologia, já que ao diagnosticar e localizar uma obstrução arterial por meio de cateterismo, o especialista pode realizar o procedimento mais adequado para o caso de maneira rápida, um dos principais fatores que contribuem para a sobrevivência do paciente. Além disso, o tratamento hemodinâmico cria uma nova possibilidade de tratamento para pacientes idosos e/ou com doenças crônicas graves, evitando que estes sejam submetidos a intervenções mais arriscadas.

 

O exame de hemodinâmica deve ser realizado por um cardiologista 100% qualificado. Atualmente, o Brasil possui mais de 17.802 Cardiologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cardiologista 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Cateterismo Cardíaco Maringá

Você está procurando por um Cardiologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um Cardiologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Cardiologista, Hemodinâmica, Cateterismo Cardíaco, Maringá.

 

  • Hemodinâmica Maringá: Como o procedimento é realizado? - Cateterismo Cardíaco Maringá

O exame de hemodinâmica é utilizado, principalmente, para auxiliar em um cateterismo cardíaco, um exame muito importante para a cardiologia, já que por meio dele é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração.

 

Para realizá-lo, são inseridos cateteres em vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, os quais são guiados até o coração com o auxílio de exames de imagens e, em seguida, são aplicadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que permite visualizar as artérias coronárias, as câmaras e válvulas cardíacas.

 

O cateterismo cardíaco pode ser realizado com fim diagnóstico, visando esclarecer ou diagnosticar doenças do coração, ou terapêutico, para tratar patologias já existentes.

 

  • Hemodinâmica Maringá: Como o procedimento é realizado? - Cateterismo Cardíaco Maringá

 

Os procedimentos hemodinâmicos oferecem várias opções de tratamento na cardiologia?, sendo uma alternativa para pacientes que, como citamos acima, necessitam de um cateterismo, o que apresentam dor no peito associada a fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, obesidade e tabagismo. Porém, a indicação da hemodinâmica é feita quando o Cardiologista Maringá avalia o estado clínico do paciente e identifica alterações em exames não invasivos, como o teste ergométrico, cintilografia, ecocardiograma de estresse, ressonância cardíaca ou angiotomografia coronária.

 

  • Hemodinâmica Maringá: Como o paciente deve se preparar para o exame? - Cateterismo Cardíaco Maringá

Por se tratar de um procedimento invasivo, é necessário que o paciente esteja em jejum de, no mínimo, seis horas, não consuma bebidas alcoólicas nas 24 horas que o precedem e suspenda o uso de medicamentos, com exceção daqueles que foram passados sob orientação médica.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Cardiologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cardiologista Maringá ou  Cateterismo Cardíaco Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Cardiologista - Cateterismo cardíaco
Maringá

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email