Guia SaÚde Blog

Quais os benefícios do pilates? - Educador Físico Itatiba
Quais os benefícios do pilates? - Educador Físico Itatiba

Quais os benefícios do pilates? - Educador Físico Itatiba

Ao longo dos últimos anos, pudemos observar o Pilates se destacando como uma das atividades mais praticadas nas academias e nos centros de treinamento de todo o Brasil, o que se deve principalmente aos seus benefícios.

 

Definido como um conjunto de exercícios físicos e de alongamento, o Pilates fortalece a musculatura, proporciona flexibilidade e confere equilíbrio postural ao corpo, além de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de concentração, criatividade e memória de um indivíduo.

 

A prática do Pilates é considerada, segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef), como um tipo de ginástica e por isso, pode ser ministrada por educadores físicos, conforme está estipulado na Resolução 338/2017 do Confef.

 

Itatiba, município do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de  educadores físicos, prontos para te orientar na prática do Pilates e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar educadores físicos verificados e certificados neste município!

 

Ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Educador Físico Itatiba e ao treinamento como Pilates Itatiba. Dessa forma, você pode copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site para encontrar um  educadores físicos certificados e verificados em Itatiba!

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

  • Pilates Itatiba: Quais são os benefícios do Pilates? - Educador Físico Itatiba

A prática sistematizada do Pilates promove uma melhoria integral na saúde dos seus praticantes, beneficiando o seu considerando condicionamento físico, a reabilitação de lesões ou traumas, recuperando/conferindo capacidade funcional e aprimorando a estética corporal.

Educador Físico Itatiba

Assim como outras atividades praticadas de forma regular e sob orientação de um Educador Físico Itatiba especializado, o Pilates pode beneficiar uma pessoa das seguintes maneiras:

 

- Define a musculatura corporal;

- Contribui para uma melhora na postura;

- Expande a consciência corporal;

- Previne e recupera lesões;

- Promove equilíbrio e coordenação motora;

- Propicia agilidade e mobilidade;

- Aumenta a flexibilidade e a mobilidade;

- Melhora a capacidade cardiorrespiratória e o rendimento na prática de outras atividades físicas.

 

Além disso, o Pilates também promove a tonificação muscular, prevenindo a ocorrência de problemas como infecção urinária em pessoas mais velhas ou em mulheres grávidas, por exemplo, além de aliviar o estresse, aumentar a concentração e a disposição dos seus praticantes no dia a dia.

Educador Físico Itatiba

  • Pilates Itatiba: Para quem o Pilates é indicado? - Educador Físico Itatiba

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Os exercícios do Pilates podem ser adaptados de acordo com cada faixa etária e com os objetivos de cada pessoa, de forma individual. Para crianças e adolescentes, o Pilates é indicado para promover uma melhora na postura e na flexibilidade, contribuindo para um crescimento muito mais saudável.

Educador Físico Itatiba

Já no caso dos idosos, o Pilates pode ser indicado para manter e/ou melhorar a coordenação, a flexibilidade, a mobilidade e o equilíbrio, sendo um excelente aliado na prevenção de quedas e fraturas, problemas comuns nessa fase da vida.

Educador Físico Itatiba

  • Pilates Itatiba: Como posso praticar o Pilates com segurança? - Educador Físico Itatiba

A especialidade em Pilates destina-se à Educadores Físicos, habilitados para orientar sobre a técnica que contempla a coordenação geral de corpo, mente e espírito, segundo definição do seu próprio criador, o alemão Joseph Pilates (1883-1967).

Educador Físico Itatiba

Os exercícios do Pilates podem ser realizados no solo, utilizando o próprio peso do corpo ou com o uso de equipamentos, pesos, bolas, molas e aparelhos específicos, sendo extremamente importante a orientação de um Educador Físico Itatiba para garantir todos os seus benefícios à qualidade de vida dos seus praticantes.

Educador Físico Itatiba
Lembre-se: Você pode encontrar Educadores Físicos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Educador Físico Itatiba ou Pilates Itatiba. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Educador Físico - Pilates
Itatiba

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email