Guia SaÚde Blog

Pilates: Treinamento para todas as idades -  Educador Físico Itatiba
Pilates: Treinamento para todas as idades -  Educador Físico Itatiba

Pilates: Treinamento para todas as idades - Educador Físico Itatiba

Ao longo dos últimos anos, tivemos um aumento exponencial no número de academias de pilates em nosso país e atualmente, estima-se que existam cerca de 45 mil estúdios de pilates no Brasil. O pilates é um método de treinamento criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967), por volta de 1900, e que pode ser realizado por pessoas de todas as idades, trazendo diversos benefícios à saúde dos seus praticantes.

 

A prática do pilates contribui para que haja uma melhora na coordenação motora, um aumento na mobilidade e na flexibilidade, uma melhora no equilíbrio e um aumento da capacidade cardiorrespiratória.

 

Itatiba, município do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de  educadores físicos, prontos para te orientar na prática do Pilates e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar educadores físicos verificados e certificados neste município!

 

Ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Educador Físico Itatiba e ao treinamento como Pilates Itatiba. Dessa forma, você pode copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site para encontrar um  educadores físicos certificados e verificados em Itatiba!

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

  • Educador Físico Itatiba: Os princípios do pilates - Pilates Itatiba

Na prática, os movimentos realizados no Pilates trabalham, ao mesmo tempo, o fortalecimento muscular e a flexibilidade do indivíduo. Os movimentos resistidos e isométricos exigem concentração, força e respiração coordenada, o que impacta diretamente na musculatura do praticante, fortalecendo o core, os músculos do abdômen, das costas e da pelve. O Pilates se baseia nos seguintes princípios:

 

- Centro de força: A força vai do centro do corpo para as suas extremidades, acionando os músculos de camadas profundas, como os do abdômen, fundamental para promover a estabilização do tronco durante a prática de todos os exercícios.

 

- Concentração: Durante o Pilates é preciso ter concentração total. O objetivo é ativar a capacidade do cérebro de guiar o corpo de forma consciente na realização dos movimentos, para obter todos os benefícios.

 

- Controle, fluidez e precisão dos movimentos: Os exercícios do Pilates devem ser feitos com domínio e leveza, executados de forma eficiente e com o objetivo de melhorar a coordenação motora para que não haja grandes impactos no que diz respeito à qualidade dos movimentos realizados, diminuindo o risco de lesões. 

 

- Respiração: Deve ser sincronizada com cada movimento realizado, sendo essencial controlar e intensificar os exercícios, assim como para garantir a estabilidade do corpo nas diferentes posturas. 



  • Educador Físico Itatiba: Quais são os benefícios do pilates? - Pilates Itatiba

O Pilates, quando praticado de forma regular e sob orientação de um Educador Físico Itatiba especializado, pode trazer diversos benefícios à saúde, como por exemplo:

 

  • Melhora do equilíbrio e da postura;
  • Aumenta a flexibilidade e a mobilidade;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminui a pressão arterial em pessoas que possuem pressão alta, diminuindo consequentemente o risco de AVC e infarto, por exemplo;
  • Fortalece os músculos, diminuindo o risco de lesões, e favorecendo a recuperação muscular após a prática de atividade física;
  • Melhora o rendimento na prática de outras atividades físicas;

 

Além disso, o Pilates também promove a tonificação muscular, previne a ocorrência de problemas como infecção urinária em pessoas mais velhas ou em mulheres grávidas, por exemplo, além de aliviar o estresse, aumentar a concentração e a disposição dos seus praticantes no dia a dia.

 

  • Educador Físico Itatiba: Para quem o pilates é indicado? - Pilates Itatiba

O Pilates é indicado para todas as pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, e os seus exercícios são adaptados de acordo com cada faixa etária e com os objetivos de cada pessoa, de forma individual. Para crianças e adolescentes, o Pilates é indicado visando promover uma melhora na postura e na flexibilidade, contribuindo para um crescimento muito mais saudável.

 

No caso dos idosos, o Pilates pode ser indicado para manter e/ou melhorar a coordenação, a flexibilidade, a mobilidade e o equilíbrio, sendo um excelente aliado na prevenção de quedas e fraturas, problemas comuns nessa fase da vida. Além disso, os exercícios de Pilates também podem ser indicados para pessoas que precisam recuperar a mobilidade física após algum trauma.

 

  • Educador Físico Itatiba: Como posso praticar o pilates com segurança? - Pilates Itatiba

 

Os exercícios do Pilates podem ser realizados no solo, utilizando o próprio peso do corpo ou com o uso de equipamentos, pesos, bolas, molas e aparelhos específicos para a prática do Pilates, que deve ser regular para garantir todos os seus benefícios à qualidade de vida.


Lembre-se: Você pode encontrar Educadores Físicos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Pilates Itatiba ou Educador Físico Itatiba. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Educador Físico - Pilates
Itatiba

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email