Guia SaÚde Blog

Fisioterapia para tratamento das dores de coluna - Fisioterapia Itaim Bibi
Fisioterapia para tratamento das dores de coluna - Fisioterapia Itaim Bibi

Fisioterapia para tratamento das dores de coluna - Fisioterapia Itaim Bibi

A coluna é o alicerce do corpo humano, responsável por promover a movimentação dos membros superiores e inferiores. Ela é formada por uma série de ossos, divididos em quatro regiões distintas (cervical, torácica, lombar e sacro), nervos e músculos. Devido a sua grande importância e a complexidade de suas estruturas, nossa coluna pode sofrer diversos desgastes ao longo da vida, que podem causar dores nas costas e limitar nossos movimentos.

Entre pessoas em idade ativa, as dores nas costas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho e necessitam de tratamento adequado para que sejam aliviadas. Dessa forma, a fisioterapia tem papel importante nesse processo, uma vez que por meio dela é possível promover a melhora da dor e recuperar a capacidade de movimentos do paciente. Antes de continuar sua leitura, quero te fazer uma pergunta:

 

  • Você sabe onde pode encontrar um fisioterapeuta qualificado? - Fisioterapia Itaim Bibi

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a sua primeira consulta com um fisioterapeuta, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

Em  Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, você pode encontrar uma ampla gama de fisioterapeutas, prontos para atuar no tratamento das dores em sua coluna  e te proporcionar muito mais qualidade de vida!

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Fisioterapia Itaim Bibi e ao especialista como Fisioterapeuta Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

Continue sua leitura a seguir

 

  • Quais são as principais causas de dor na coluna? -  Fisioterapia Itaim Bibi

Sem sombra de dúvidas, a má postura é uma das principais causas de dores na coluna, acometendo grande parte da população mundial, desde pessoas que trabalham na frente do computador — prática que vem se tornando cada vez mais comum após a pandemia —, até atletas de alto desempenho.

Dentre outros fatores que também podem provocar dores na coluna, podemos citar condições degenerativas, como osteoartrite, espondilite anquilosante e a dor do nervo ciático. A dor do nervo ciático é uma situação causada pela compressão do nervo ciático, tendo como causa principal uma hérnia de disco na região lombar ou uma estenose lombar vertical.

Independente da causa, é comum observarmos que quando os indivíduos sofrem com dores na coluna, a maioria passa a acreditar que cessar toda e qualquer movimentação é a melhor solução, quando na verdade, a imobilidade permanente leva ao agravamento do quadro.

Por isso, independentemente da causa, é importante buscar ajuda do Fisioterapeuta Itaim Bibi para tratar as dores e manter o grupo muscular fortalecido, visando prevenir fraturas e lesões nos discos vertebrais, nos ligamentos e nos músculos por meio das sessões de Fisioterapia Itaim Bibi.

 

  • Qual o papel da fisioterapia na melhora do quadro de dor? - Fisioterapia Itaim Bibi

O tratamento para dor na coluna através da Fisioterapia Itaim Bibi envolve técnicas voltadas para melhora do quadro de dor, possibilitando que o paciente volte a executar os movimentos para realização de atividades básicas do seu dia a dia de forma adequada, bem como dos exercícios  que serão empregados no tratamento.

Normalmente, a primeira sessão de Fisioterapia Itaim Bibi consiste na avaliação da lesão e na realização de testes na região lesionada, como testes de força, equilíbrio, alongamento e sensibilidade. Após a avaliação, o Fisioterapeuta Itaim Bibi elaborará um plano de tratamento, que, geralmente, engloba o uso de recursos analgésicos e anti-inflamatórios em primeira instância, para amenizar os sintomas, além dos exercícios para treinar coluna, com o objetivo de ativar a musculatura da região e evitar novos quadros de dor.

 

  • Qual o papel dos exercícios no tratamento das dores de coluna ? - Fisioterapia Itaim Bibi

Na Fisioterapia Itaim Bibi, o plano de tratamento envolve exercícios individualizados para cada paciente, executados dentro do limite de cada um deles, o que ressalta a importância do Fisioterapeuta Itaim Bibi para que o tratamento seja conduzido de maneira adequada. Os treinamentos não visam apenas reabilitar o paciente, mas também, evitar complicações que possam comprometer sua qualidade de vida.

Nas sessões Fisioterapia Itaim Bibi, será trabalhado o fortalecimento do core, a mobilidade e o alongamento do quadril, da lombar, do tronco e da cervical.

 

  • Conclusão: Importância Fisioterapia para tratamento das dores de coluna - Fisioterapia Itaim Bibi

De fato, a Fisioterapia Itaim Bibi tem papel fundamental na melhora do quadro de dor, promovendo o fortalecimento da musculatura da região, bem como na prevenção de futuros problemas na coluna.


Lembre-se: Você pode encontrar um fisioterapeuta, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Fisioterapia Itaim Bibi ou Fisioterapeuta Itaim Bibi, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Fisioterapeuta
Itaim Bibi

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email