Guia SaÚde Blog

Agulhamento Seco na Fisioterapia - Fisioterapia Itaim Bibi
Agulhamento Seco na Fisioterapia - Fisioterapia Itaim Bibi

Agulhamento Seco na Fisioterapia - Fisioterapia Itaim Bibi

O agulhamento seco é uma técnica utilizada por especialistas no tratamento da dor miofascial, a qual se caracteriza pela inserção de uma agulha filamentar sólida através da pele, sem o uso de anestesia. Além de tratar a dor miofascial e diversas outras disfunções,  o agulhamento a seco promove benefícios como o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética, a recuperação e a regeneração de tecidos lesionados.

Na fisioterapia, o agulhamento seco é utilizado para direcionar nós nos músculos, os chamados pontos-gatilho. Durante uma sessão deste tratamento, as agulhas são  inseridas de forma estratégica nos pontos-gatilho, a fim de liberar a tensão no músculo e gerar uma resposta terapêutica imediata.

 

Antes de continuar sua leitura, queremos te fazer uma pergunta:

 

  • Você sabe onde pode encontrar um fisioterapeuta qualificado para realizar o tratamento com agulhamento seco? - Fisioterapia Itaim Bibi

Assim como qualquer profissional, antes de realizar o tratamento com um fisioterapeuta, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados!

Em  Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, você pode encontrar uma ampla gama de fisioterapeutas, prontos para atuar no tratamento com agulhamento seco  e te proporcionar muito mais qualidade de vida!

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Fisioterapia Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

Continue sua leitura a seguir

 

  • Liberação de pontos-gatilho através do agulhamento seco -  Fisioterapia Itaim Bibi

O agulhamento seco utilizado na Fisioterapia Itaim Bibi é uma técnica baseada na neurofisiologia, um dos ramos da fisiologia e que tem como objeto de estudo o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e o Sistema Nervoso Periférico (raízes, nervos e músculos). A técnica é aplicada na Fisioterapia Itaim Bibi com a finalidade de liberar/inativar os pontos-gatilho e diminuir a dor miofascial, musculoesquelética, neuropática e articular.

A formação desses pontos-gatilho ocorre quando há uma contratura muscular, que provoca a ausência de oxigênio, a diminuição do fluxo sanguíneo no músculo afetado e causa dor nas regiões próximas. Por exemplo, caso ocorra a formação de pontos-gatilho nos músculos do ombro, do pescoço ou da face, é comum que os pacientes atingidos se queixarem de dores de cabeça, já que o ponto-gatilho refere-se à dor na cabeça.

Os pontos-gatilho costumam ser causados por treinos inadequados, sedentarismo, postura inadequada, posições de dormir, traumas musculares e estresse, surgindo com mais frequência na região cervical, região dorsal alta (trapézio), ombro, região interescapular (entre as escápulas), lombar e glúteos.

 

  • Quais são os sintomas provocados pelos pontos-gatilho? Fisioterapia Itaim Bibi

O músculo acometido pelos pontos-gatilho costuma apresentar fadiga, tensão, fraqueza e contração muscular involuntária, geralmente acompanhada de dor. Ocorre também perda de força, flexibilidade e de orientação espacial.

No agulhamento seco, quando a agulha é inserida no ponto-gatilho miofascial, ela estimula as terminações nervosas, iniciando um processo de contração local que fornece um forte impulso neural, interrompendo o circuito doloroso dos pontos-gatilhos e promovendo o alívio da dor.

 

  • Quais são os benefícios do agulhamento seco? - Fisioterapia Itaim Bibi

Quando se trata da Fisioterapia Itaim Bibi, o agulhamento seco se mostra um recurso extremamente importante, já que consegue promover diversos benefícios aos pacientes, como por exemplo:

- Redução da dor: Já foi comprovado por diversos estudos que o agulhamento a seco é eficaz para alívio de dores musculoesqueléticas, da síndrome dolorosa miofascial, de dores de cabeça tipo tensão, enxaquecas, dores da articulação temporomandibular, dores por overtraining, distúrbios associados com lesão por chicote (whiplash), tendinopatias do ombro, dor pélvica e outras síndromes urológicas

- Melhora do movimento: Um estudo publicado em 2010 na Acupuncture in Medicine mostrou que pacientes submetidos a terapia com agulhamento seco, em conjunto com terapia baseada em movimento, passam a experimentar movimentos mais fluidos.

- Otimização do processo de recuperação: Uma das vantagens do tratamento com agulhamento a seco na Fisioterapia Itaim Bibi é que a melhora do quadro acontece desde a primeira sessão, acelerando todo o processo de recuperação. Em um estudo realizado na Universidade de Queensland, na Austrália, a técnica se mostrou uma ótima alternativa para acelerar o processo de cicatrização, reduzir o custo econômico em diversos tratamentos e para minimizar a dor e a incapacidade em até três semanas de tratamento.

 

  • Agulhamento seco é o mesmo que acupuntura? - Fisioterapia Itaim Bibi

As agulhas usadas na acupuntura tradicional e na agulha seca são as mesmas. A diferença entre as técnicas é que na acupuntura, o paciente pode sentir uma sensação de formigamento, enquanto no agulhamento seco, ele pode sentir o músculo “agarrando” a agulha, sensação que desaparece rapidamente e é substituída por uma sensação de relaxamento.

 

  • Conclusão: Importância do agulhamento seco na fisioterapia - Fisioterapia Itaim Bibi

Independentemente da causa, é importante buscar ajuda de um fisioterapeuta em Itaim Bibi para tratar a dor miofascial e manter o bem-estar e a qualidade de vida, algo que pode ser recuperado rapidamente através das sessões e agulhamento seco na  Fisioterapia Itaim Bibi.

 

Lembre-se: Você pode encontrar um fisioterapeuta, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Fisioterapia Itaim Bibi ou trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Fisioterapeuta
Itaim Bibi

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email