Clínicas

Selecione...

Região

Barra da Tijuca

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Dra. Marcella Boechat
Alergista
  • End. 1
Avenida Olégario Maciel, 531 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
Dra. Grace Haber
Especialista em Dor
  • End. 1
Av. Jorge Curi, 550 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Alex Torturella Vidal
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr Felipe Lemos
Cirurgião Plástico
  • End. 1
R. Paulo Assis Ribeiro, 970-e - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Gustavo Nobre
Pneumologista
  • End. 1
Av. das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr Celso Belfort Rizzi Júnior
Ortopedista
  • End. 1
Av. das Americas, 3333 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Valdo José Carreira
Cirurgião Cardiovascular
  • End. 1
Av. das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Mônica de Cássia Firmida
Pneumologista Pediatrico
  • End. 1
Av. das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. José Kezen Camilo Jorge
Cardiologista
  • End. 1
Av. das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Os Diferentes Tipos de Cistos Ovarianos - Ginecologista Barra da Tijuca
Os Diferentes Tipos de Cistos Ovarianos - Ginecologista Barra da Tijuca

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Cistos no Ovário Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Cistos no Ovário Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista Barra da Tijuca

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  Barra da Tijuca

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista Barra da Tijuca

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista Barra da Tijuca

O Ginecologista Barra da Tijuca pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista Barra da Tijuca poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista Barra da Tijuca

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista Barra da Tijuca levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista Barra da Tijuca para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista Barra da Tijuca pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista Barra da Tijuca pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos Barra da Tijuca, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Especialista em Dor Crônica em Barra da Tijuca: Conheça os Principais Tipos de Dor Crônica
Especialista em Dor Crônica em Barra da Tijuca: Conheça os Principais Tipos de Dor Crônica

Translator
 
 
 
 

 

Descubra os tratamentos mais eficazes para a dor crônica na Barra da Tijuca com os especialistas da Guia Saúde. Agende sua avaliação com nosso buscador inteligente e melhore sua qualidade de vida. Clique e saiba mais!

 

Palavras-Chave: Tratamento para dor crônica Barra da Tijuca, Especialista em dor crônica Barra da Tijuca, Clínica de dor crônica Barra da Tijuca, Dor crônica na coluna Barra da Tijuca, Dor crônica nas articulações Barra da Tijuca, Dor crônica neuropática Barra da Tijuca, Bloqueio para dor crônica Barra da Tijuca, Bloqueio percutâneo para dor crônica Barra da Tijuca, Especialista em dor Barra da Tijuca.

 

No Brasil, estima-se que mais de 60 milhões de pessoas padeçam de dor crônica, um problema que pode desencadear outras doenças, sejam elas físicas ou emocionais. Esses são números alarmantes e que ressaltam a importância de compreender o problema, bem como de buscar ajuda com um especialista em Dor. Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos principais especialistas em dor da Barra da Tijuca, serão exploradas as principais informações sobre as dores crônicas, possibilitando que aqueles que sofrem com a condição saibam como tratá-la de maneira adequada.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Classificação dos diferentes tipos de dor - Tratamento para dor crônica Barra da Tijuca

A dor pode ser classificada em quatro diferentes fisiopatologias. São elas:

 

- Dor aguda: Funciona como um tipo de alerta do corpo para lesões em tecidos, inflamações ou doenças. É centralizada em seu primeiro momento, mas pode se tornar difusa, se manifestando de forma transitória por um curto período. Na maioria das vezes, apresenta causas facilmente identificáveis.

 

- Dor crônica: Tipo de dor constante e intermitente, que costuma exceder o período de três meses, estando quase sempre associada a uma doença crônica.

 

- Dor nociceptiva: Dor que surge decorrente de danos provocados ao tecido não neural e devido à ativação de nociceptores (dor associada à inflamação ativa).

 

- Dor visceral: Origina-se dentro dos órgãos e cavidades internas do corpo. Muitas vezes associada a partes do corpo totalmente diferentes do local da lesão. O infarto do miocárdio é um bom exemplo de dor visceral, pois pode, primeiramente, causar dores no ombro, no estômago, no braço e na mão.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Principais tipos de dor crônica - Tratamento para dor crônica Barra da Tijuca

Entende-se por dor crônica, aquela que persiste de forma contínua e recorrente, por um período maior do que mais de três meses. As dores crônicas podem ser classificadas em diferentes tipos. São eles:

 

- Cefaleia: A cefaleia é o tipo de dor de cabeça mais comum no mundo, sendo capaz de se transformar de uma simples dor de cabeça casual para um quadro crônico.

 

- Lombalgia: Considerada uma das principais doenças crônicas devido a sua importância clínica, social e econômica, a lombalgia pode levar à diminuição da qualidade de vida, causar sofrimento, dependência de analgésicos, isolamento social, dificuldades laborais e alterações emocionais.

 

- Dor neuropática: A dor neuropática é um dos principais tipos de dor crônica e pode causar diferentes sensações de dor, provocando um "curto-circuito" no cérebro, que altera a interpretação dos sinais nervosos e pode provocar dores incapacitantes.

 

- Dor somática: Dor comum em fraturas e lesões, tendo origem nos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguíneos ou nervos.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Principais tratamentos realizados na medicina da dor - Tratamento para dor crônica Barra da Tijuca

As principais opções de tratamento para dor crônica disponíveis na Barra da Tijuca consistem no uso de medicamentos, que podem ser antiinflamatórios, analgésicos, opióides, adjuvantes, bem como na reabilitação física do paciente. Ademais, um dos principais diferenciais dos especialistas em dor da Barra da Tijuca são os bloqueios percutâneos guiados por imagem. Os bloqueios percutâneos para o controle da dor são ferramentas fundamentais do especialista em dor, uma vez que atuam na memória da dor, dessensibilizando a região afetada a fim de diminuí-la ou eliminá-la.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Agende Sua Consulta com o Buscador Inteligente da Guia Saúde - Tratamento para dor crônica Barra da Tijuca

Ao enfrentar dores crônicas na Barra da Tijuca, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar especialistas qualificados na região. Agende uma consulta hoje e dê o primeiro passo para uma vida livre de dor nas costas.

Ver matéria
Dor Crônica em Idosos: Encontre Alívio na Barra da Tijuca
Dor Crônica em Idosos: Encontre Alívio na Barra da Tijuca

Translator
 
 
 
 

 

Sofre de dor crônica na terceira idade? Encontre tratamento especializado na Barra da Tijuca com a Guia Saúde. Clique e saiba mais!

 

Palavras-Chave: Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca, Dor nas costas em idosos Barra da Tijuca, Clínicas de dor crônica para idosos na Barra da Tijuca.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), estima-se que em torno de 20 a 50% dos nossos idosos apresentam algum tipo de problema de saúde que causa dor e, mesmo quando buscam ajuda médica, mais de 50% deles não recebem tratamento adequado. Infelizmente essa é a realidade de muitos idosos, que têm a sua vida afetada por dores crônicas, mas é possível encontrar tratamento especializado na Barra da Tijuca.

 

Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos principais especialistas em dor da Barra da Tijuca, serão exploradas as principais informações sobre a incidência de dores crônicas em idosos, possibilitando que aqueles que sofrem com a condição saibam como tratá-la de maneira adequada.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Causas da Dor Crônica em Idosos - Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca

A incidência de dores crônicas em idosos está, geralmente, associada aos problemas de saúde comuns à essa faixa etária. Fisiologicamente, a fraqueza muscular é um problema comum nos idosos, que com o passar dos anos possuem uma maior tendência em apresentar perda de massa óssea e uma maior fragilidade. A seguir, serão explorados os principais problemas que costumam causar dor na terceira idade.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Lombalgia, Dor nas Costas em Idosos - Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca

Lombalgia é o termo técnico para dores nas costas, especificamente na região lombar. Normalmente, ela ocorre devido ao "desgaste" da coluna ao longo da vida, seja pela realização de esforços repetitivos, excesso de peso, má postura ou pequenos traumas. Os principais sintomas da lombalgia são: dor, desconforto ou tensão nas costas. A intensidade dos sintomas é variável, podendo mesmo mudar ao longo do dia devido ao movimento, posição ou atividade que a pessoa venha a realizar. O ato de sentar ou deitar acaba por aliviar os sintomas na maioria dos casos.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Artrite, Dor nas Juntas em Idosos - Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca

O termo artrite refere-se a um conjunto de condições que envolvem dor e inflamação nas articulações. É um problema muito comum após os 65 anos e que provoca dor nas articulações, rigidez e inchaços. Além disso, existem dois tipos de artrite, a osteoartrite e a artrite reumatoide. No primeiro caso, a doença ocorre devido a um desgaste da cartilagem, que faz com que os ossos se toquem, levando a prejuízos e inflamação devido a fricção. A artrite reumatoide, por sua vez, é uma doença sistêmica autoimune que desencadeia sintomas por todo o corpo.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Bursite, Inflamação das Articulações - Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca

A bursite é a inflamação da bursa, uma pequena bolsa de líquido que ajuda na redução do atrito entre os tecidos do cotovelo. Essa inflamação pode resultar em dor, inchaço e limitação dos movimentos.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Impactos da Dor na Qualidade de Vida dos Idosos - Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca

Existem diversos fatores que podem fazer com que a experiência de dor crônica seja mais dolorosa em idosos. A longitudinalidade da dor, a limitação das atividades da vida diária e as comorbidades acumuladas ao longo da vida são alguns exemplos.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Tratamentos para Dor Crônica em Idosos - Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca

Nos casos onde a dor é de grau leve, ela pode ser manejada com o uso de analgésicos, sendo este tipo de medicamento o mais recomendado, uma vez que possuem menos efeitos adversos e são bem tolerados em idosos. Contudo, em casos onde o paciente requer um tipo de analgesia maior, o uso de opioides pode ser recomendado, sendo fundamental que o seu manejo seja acompanhado de perto pelo especialista em dor, a fim de evitar dependência.

 

Em casos mais graves, o uso de bloqueios percutâneos constitui uma excelente alternativa para tratar o problema. Os bloqueios percutâneos para o controle da dor são ferramentas fundamentais para o tratamento da dor na terceira idade, uma vez que atuam na memória da dor, dessensibilizando a região afetada a fim de diminuí-la ou eliminá-la. Além disso, idosos com dor crônica também devem ser estimulados a práticas alternativas de fortalecimento, a fim de se recuperar de possíveis limitações físicas provocadas pelo quadro de dor crônica.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Agende Sua Consulta com o Buscador Inteligente da Guia Saúde -  Tratamento para dor crônica em idosos Barra da Tijuca

Ao enfrentar um quadro de dor persistente na terceira idade, busque tratamento na Barra da Tijuca. Utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar especialistas qualificados na região. Agende uma consulta hoje e dê o primeiro passo para uma vida livre de dores.

Ver matéria
Tratamento da Dor Visceral na Barra da Tijuca: Abordagens com os Especialistas da Guia Saúde
Tratamento da Dor Visceral na Barra da Tijuca: Abordagens com os Especialistas da Guia Saúde

Translator
 
 
 
 

 

Saiba mais sobre o tratamento da dor visceral na Barra da Tijuca com os especialistas da Guia Saúde. Descubra causas, diagnósticos e opções de tratamento para a dor abdominal e nas costas. Agende sua consulta através do nosso buscador inteligente.

 

Palavras-Chave: Tratamento dor visceral Barra da Tijuca, Tratamento dor abdominal Barra da Tijuca, Tratamento dor nas costas Barra da Tijuca, Tratamento dor pélvica Barra da Tijuca, Tratamento dor intestinal Barra da Tijuca, Tratamento dor de estômago Barra da Tijuca.

 

A dor visceral é caracterizada por uma percepção subjetiva dolorosa localizada na região abdominal ou torácica. Ela pode ser causada por anormalidades de órgãos como o estômago, rim, bexiga, vesícula biliar, intestinos, entre outros, gerando incapacidade física e psíquica, além de afastar o indivíduo de sua vida laboral e social. Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos principais especialistas em dor da Barra da Tijuca, serão exploradas as causas, diagnóstico e tratamento da dor visceral, possibilitando que aqueles que sofrem com a condição saibam como tratá-la de maneira adequada.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: O Que é a Dor Visceral? - Tratamento dor visceral Barra da Tijuca

A dor visceral é um dos tipos de dor mais frequentes e será experienciada pela maioria das pessoas em algum momento da vida. Ela é frequentemente confundida com os sintomas de outras doenças subjacentes. É crucial entender que, em muitos casos, a dor visceral é uma doença por si só, requerendo tratamento especializado e contínuo.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Principais Causas da Dor Visceral - Tratamento dor visceral Barra da Tijuca

As causas da dor visceral variam de acordo com a natureza do estímulo desencadeante, podendo incluir:

 

- Anormalidades de órgãos internos;

- Inflamações;

- Infecções;

- Tumores.

 

Os sintomas incluem:

 

- Dor difusa e de difícil localização;

- Dor referida em tecidos superficiais;

- Hiperalgesia (aumento da sensibilidade à dor);

- Respostas motoras, autonômicas e afetivas.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Importância do Diagnóstico Adequado - Tratamento dor visceral Barra da Tijuca

A dor visceral é um dos tipos de dor mais frequente, que será experienciada pela maioria das pessoas em um dado momento da vida, mas que frequentemente tem seus sintomas confundidos com o de alguma outra doença subjacente. Por isso, é preciso orientar a população de que, em muitos casos, o quadro doloroso pode ser uma doença por si só, requerendo tratamento especializado e contínuo. 

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Como é realizado o Tratamento? - Tratamento dor visceral Barra da Tijuca

O tratamento da dor visceral deve ser interdisciplinar, visando promover alívio e controle da dor, além de melhorar a qualidade de vida do paciente. As opções incluem:

 

- Analgésicos e opióides;

- Bloqueios percutâneos guiados por imagem;

- Terapias comportamentais e fisioterapia.

 

Os bloqueios percutâneos, em particular, têm mostrado eficácia significativa ao interromper os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Agende Sua Consulta com o Buscador Inteligente da Guia Saúde - Tratamento dor visceral Barra da Tijuca

Ao enfrentar um quadro de dor visceral na Barra da Tijuca, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar especialistas qualificados na região. Agende uma consulta hoje e dê o primeiro passo para uma vida livre de dor nas costas.

Ver matéria
Dor Durante a Relação Sexual: Isso é Normal? - Dispareunia Barra da Tijuca
Dor Durante a Relação Sexual: Isso é Normal? - Dispareunia Barra da Tijuca

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Dispareunia Barra da Tijuca.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao problema como Dispareunia Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia Barra da Tijuca

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia Barra da Tijuca

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista Barra da Tijuca poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia Barra da Tijuca

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista Barra da Tijuca o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia Barra da Tijuca

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista Barra da Tijuca para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista Barra da Tijuca poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Dispareunia Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Candidíase, tem cura? - Candidíase Barra da Tijuca
Candidíase, tem cura? - Candidíase Barra da Tijuca

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Candidíase Barra da Tijuca.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Candidíase Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase Barra da Tijuca

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista Barra da Tijuca.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca

Na consulta, o Ginecologista Barra da Tijuca analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista Barra da Tijuca pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase Barra da Tijuca

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista Barra da Tijuca deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase Barra da Tijuca

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista Barra da Tijuca, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista Barra da Tijuca pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Candidíase Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA