A Foniatria é uma especialidade da Otorrinolaringologia, na qual tratamos de crianças com problemas de linguagem, comunicação e aprendizagem. Crianças com alterações na linguagem necessitam, para que possamos estabelecer um bom diagnóstico e consequentemente um tratamento adequado, de uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos.
Nesse sentido, o otorrinolaringologista que atua na Foniatria possui um papel fundamental no planejamento da intervenção terapêutica mais adequada junto a essa equipe, afinal, o processo de comunicação humana é extremamente complexo.
A linguagem oral costuma se desenvolver logo nos primeiros anos de vida, começando pelo ato de balbuciar que os bebês apresentam ao longo dos primeiros meses, seguido pelas primeiras palavras e pela formação de frases, por volta dos dois anos de idade. No entanto, uma criança pode apresentar atrasos na linguagem, que podem estar relacionados a diversos problemas, como deficiência auditiva, otite média, Transtorno Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Fissura Labiopalatina, Transtorno Do Neurodesenvolvimento Da Linguagem (TDL), entre outros.
Assim, na consulta médica foniátrica, investigamos a fundo quais são as possíveis causas de alterações na fala, na linguagem, na comunicação e na aprendizagem. Para isso, solicitamos exames, entrevistamos os responsáveis e o paciente, realizamos provas auditivas, motoras e visuais, utilizando uma abordagem lúdica.
Finalizado o diagnóstico, podemos prescrever medicamentos, caso sejam necessários, e realizar o encaminhamento do paciente para terapias complementares em outras especialidades. Dessa forma, a Foniatria permite que crianças com problemas relacionados à fala, comunicação, linguagem e aprendizagem recebam o tratamento médico correto, de forma objetiva e direcionada às principais dificuldades de cada caso, favorecendo a vida escolar dessas crianças que por muitas vezes acabam sendo estigmatizadas e sofrem inúmeros prejuízos.
Se você identificou algum problema de comunicação ou de aprendizagem no seu filho, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos investigar as causas, dando início ao tratamento mais adequado.
"Meu nome é Angélica, sou Médica Otorrinolaringologista, com especialização em Foniatria, e cuido de bebês, crianças, adultos e idosos com problemas de ouvido, nariz e garganta, além de tratar tontura e problemas de audição. Além disso, realizo avaliações foniátricas que tem por objetivo elaborar o diagnóstico dos atrasos e dificuldades de linguagem e aprendizagem em crianças.
Na nossa clínica, também realizamos exames para avaliação da audição e do processamento auditivo, além de seleção e adaptação de próteses auditivas. Quem faz este maravilhoso trabalho em nossa clínica é a Fga Daniela Teixeira, que tem larga experiência em audiologia e no manejo de próteses auditivas.
Vamos adorar poder ajudar você sua família. Venha nos fazer uma visita!