AS DOENÇAS DA TIREOIDE VOCÊ SABE A DIFERENÇA? PROCURE UM ENDOCRINOLOGISTA!

AS DOENÇAS DA TIREOIDE VOCÊ SABE A DIFERENÇA? PROCURE UM ENDOCRINOLOGISTA!
AS DOENÇAS DA TIREOIDE VOCÊ SABE A DIFERENÇA? PROCURE UM ENDOCRINOLOGISTA!

AS DOENÇAS DA TIREOIDE SÃO CAUSADAS PELA PRODUÇÃO EM EXCESSO OU EM QUANTIDADES INSUFICIENTES DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS

O controle do metabolismo do corpo, assim com o desenvolvimento e crescimento dos órgãos e sistemas, é feito pelos hormônios da tireoide, uma glândula localizada no pescoço. Qualquer pessoa, mas principalmente as mulheres mais velhas, podem apresentar problemas na secreção deles, provocando o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo.

O hipotiroidismo ocorre quando a tireóide produz menos hormônios do que deveria. Por outro lado, quando a secreção é feita em excesso, ocorre o hipertireoidismo. As duas condições têm causas diferentes e provocam sintomas específicos.

PARA QUE SERVE A TIREOIDE?

A tireóide é uma pequena glândula localizada na parte frontal do pescoço, enrolada em torno da traqueia. Tem a forma de uma borboleta pequena com duas asas largas, que se estendem ao redor das laterais da garganta.

Como a tireoide produz hormônios que são vitais para diversas funções do corpo, todo o organismo é impactado pelo seu funcionamento deficiente. Os dois principais hormônios tireoidianos são o T4 (tiroxina) e o T3 (triiodotironina). Eles dizem às células do corpo quanta energia utilizar. Quando a glândula funciona corretamente, o metabolismo funciona na taxa certa.

Quando a tireoide produz muitos hormônios, o corpo usa energia rapidamente, o que pode deixar a pessoa mais cansada, fazer o coração bater mais rápido, provocar a perda de peso e até nervosismo. Já quando produz hormônios de menos, pode-se ganhar peso, sentir mais frio e também sentir cansaço extremo.

HIPERTIREOIDISMO

A causa mais comum do hipertireoidismo é a Doença de Graves, uma condição autoimune, ou seja, causada pelo próprio corpo, que ataca a tireoide. O bócio multinodular, uma doença da própria glândula, também pode causar a produção de hormônios em excesso. Por fim, o excesso de iodo, presente em alimentos marinhos, leite e ovos, está associado ao hipertireoidismo.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:

  • Dificuldade de dormir
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Intestino solto
  • Agitação
  • Muita energia, apesar de muito cansaço
  • Queda de cabelo
  • Calor e suor exagerado
  • Menstruação irregular em mulheres

O tratamento do hipertireoidismo é feito com medicamentos, dependendo da causa da doença.

 

HIPOTIREOIDISMO

O hipotireoidismo também pode ser causado por uma doença autoimune, chamada Tireoidite de Hashimoto, que provoca a redução gradativa da glândula. Além disso, idade acima de 60 anos, radioterapia no pescoço para tratar um tumor e doenças da hipófise, outra glândula produtora de hormônios, podem estar por trás da condição.

Algumas crianças nascem com hipotireoidismo por que não tem a glândula ou por que ela não funciona corretamente. O teste do pezinho, feito ao nascer, identifica a presença da doença.

Os principais sintomas do hipotireoidismo são, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:

  • Depressão
  • Desaceleração dos batimentos cardíacos
  • Intestino preso
  • Menstruação irregular
  • Diminuição da memória
  • Cansaço excessivo
  • Dores musculares
  • Sonolência excessiva
  • Pele seca
  • Queda de cabelo
  • Ganho de peso
  • Aumento do colesterol no sangue

Como o hipotireoidismo se caracteriza pela produção reduzida de hormônios, o tratamento é realizado com a reposição hormonal. Assim, os sintomas são corrigidos em algumas semanas.

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo são consideradas doenças crônicas. Ou seja, o tratamento deve ser adotado pelo resto da vida.

DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS DA TIREOIDE

O cansaço e a queda de produtividade são os principais sinais de alerta para as doenças da tireoide. Fique atento aos outros sintomas, como a frequência dos batimentos cardíacos e a queda ou ganho de peso, para procurar o médico.

O endocrinologista pode ser procurado quando há desconfiança de problemas na tireóide. Para diagnosticá-los, o profissional de saúde irá fazer um exame clínico, apalpando o pescoço, e solicitar um exame de sangue que avalia a presença dos hormônios T3 e T4. Não deixe de ir até o médico se notar os sintomas.

Texto escrito por:
Dra. Patrícia Peres Almeida Gomes
Endocrinologista
Cianorte / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

  • DRA. PATRÍCIA PERES A. GOMES

O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.

Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.

A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.

Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.

Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade. 

Matérias relacionadas

Algumas avaliações do profissional

JAQUELINE NEGRIZOLI GRACIANO
06/09/2021
ótima profissional, super atenciosa!
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email