Você sabia que alguns alimentos podem atuar no centro de prazer do seu cérebro e provocar efeitos semelhantes ao consumo de certas substâncias químicas, fazendo com que passemos a desejá-los novamente e com cada vez mais frequência?
Os ultraprocessados estão entre os alimentos mais poderosos em viciar o nosso paladar, o que se justifica pela grande quantidade de ingredientes sintéticos , como corantes, estabilizantes, emulsificantes e realçadores de sabor, que os tornam hiper palatáveis.
Além disso, esses são alimentos com um enorme percentual de gordura e açúcar, proporcionando uma alimentação hipercalórica e pobre em nutrientes. Para evitar os prejuízos provocados por esses alimentos, a dica é controlar o seu consumo.
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.