Clínicas

Selecione...

Região

Rio de Janeiro

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Rio de Janeiro/RJ

Dra Ana Lu Vasquez
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Renato Machinez
Dentista
  • End. 1
, - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Terapia Cognitivo Comportamental
Psicologia
  • End. 1
  • End. 2
Avenida das Américas, 19.005 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Julianna Garnier Simões
Dermatologia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Lidia Sabaneeff
Otorrinolaringologista
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Luana Madalena Braga Borneo
Nutricionista
  • End. 1
  • End. 2
Rua Miguel de Frias, 77 - Icaraí - Niterói. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
I Rio Odontologia
Dentista
  • End. 1
, - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
BotoUp Oficial
Estética
  • End. 1
Rua Miosótis, 55 - Vila Valqueira - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Marcio Oliveira Lucas
Cirurgia Torácica
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Monique Barreto
Cardiologista
  • End. 1
, - - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Saiba tudo sobre o Transplante Capilar - Transplante Capilar Rio de Janeiro
Saiba tudo sobre o Transplante Capilar - Transplante Capilar Rio de Janeiro

Diversos motivos podem levar a queda excessiva de cabelos, como doenças endócrinas, predisposição genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar. Em quadros irreversíveis, nas quais o cabelo não responde ao tratamento para evitar a queda, o transplante capilar pode ser a solução para o problema.

O estado do Rio de Janeiro é um polo de referência para realização do transplante capilar e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos, especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Transplante Capilar Rio de Janeiro ou Cirurgião Plástico Rio de Janeiro.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Transplante Capilar Rio de Janeiro e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que visa a implantação de folículos pilosos nas áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade. Estes folículos são retirados das áreas onde existe cabelo, geralmente da nuca ou das partes laterais do couro cabeludo, transplantando o cabelo de uma área sem predisposição para calvície ou para a região afetada pela falta de cabelo.

 

Qual é a diferença entre implante e transplante capilar? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

O implante capilar é um procedimento cirúrgico feito com fios artificiais, enquanto o transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, advindos de uma região que não é afetada pela calvície, geralmente da parte lateral inferior do couro cabeludo.

No implante capilar, os fios sintéticos enxertados na área afetada apresentam um resultado imediato, entretanto, em pouco tempo, o organismo passa a rejeitar esses implantes, já que o material utilizado não é 100% biocompatível.

No entanto, o transplante capilar utiliza os folículos pilosos do próprio paciente, conforme explicado acima e por isso, os resultados são satisfatórios e naturais, sem rejeição.

 

Cirurgia capilar  é indicada para quais situações? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

Os homens procuram o procedimento mais do que as mulheres, pois são mais afetados pela calvície. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade da população masculina pode perder grande parte dos seus fios até os 50 anos de idade. Essa disfunção do couro cabeludo pode ser causada por herança genética, sendo que, nos indivíduos predispostos, a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pelo afinamento dos fios e que consequente, gera a queda dos fios.

Entretanto, apesar da calvície ser o principal motivo que leva homens e mulheres a optar pelo procedimento cirúrgico, ele também é indicado para casos de alopecia de tração, cicatrizes no couro cabeludo, transplante de barba e transplante de sobrancelha. Para decidir o melhor tratamento, no entanto, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro, que poderá diagnosticar o problema com precisão e indicar a forma de tratamento mais adequada.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que nem todos os candidatos são elegíveis para o procedimento, devido a patologias associadas que possam interferir nos resultados do procedimento, como por exemplo:

  • Mulheres com de perda em todo o couro cabeludo;
  • Alopecia areata grave;
  • Indivíduos com poucas zonas de cabelo “doador”;
  • Pessoas com grandes cicatrizes no couro cabeludo;
  • Doentes cuja perda de cabelo é provocada por alguma medicação ou por outro tratamento.

 

Como é feito um transplante capilar? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

O transplante é efetuado com o uso anestesia local, permitindo que o paciente sinta o mínimo de dor durante e após o procedimento. O transplante capilar segue as seguintes etapas:

  1. Identificação das zonas doadoras, de onde são retirados os folículos saudáveis, e zonas receptoras, afetadas pela perda de cabelo e onde serão implantados os folículos pilosos saudáveis;
  2. Aplicação de anestesia local na área doadora;
  3. Extração das unidades foliculares, que variam em quantidade dependendo do utente e da técnica utilizada;
  4. Armazenamento das unidades foliculares numa solução apropriada;
  5. Preparação das unidades ao microscópio;
  6. Conservação dos folículos até à implantação nas zonas afetadas pela queda de cabelo.

Além disso, existem duas técnicas principais que o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro pode optar para realização do transplante capilar: a FUT e a FUE.

  • FUT (Follicular Unit Transplantation)

No método FUT, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro extrai unidades foliculares da zona doadora através de uma incisão grande, realizada para retirar uma amostra do couro cabeludo que, posteriormente, é dividida em pequenas secções antes de serem implantadas na zona receptora. Este método possui uma duração que varia, geralmente, entre 5 a 6 horas.

  • FUE (Follicular Unit Extraction)

No método FUE, os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora, através de múltiplas incisões de pequeno porte. Após a extração, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro faz pequenos cortes com uma lâmina ou agulha na área receptora do couro cabeludo, através dos quais são colocados os folículos saudáveis. Este método é mais demorado, com duração que varia de 6 a 10 horas, dependendo da quantidade de unidades foliculares obtidas.

O transplante também pode ser efetuado na barba e sobrancelhas, usando as mesmas técnicas descritas anteriormente.

 

Pós-operatório no transplante capilar - Transplante Capilar Rio de Janeiro

Realizado o transplante, o couro cabeludo pode estar permanecer dolorido e sensível por alguns dias, fazendo com que seja necessária a prescrição de alguns medicamentos, como por exemplo:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Antibióticos para reduzir o risco de infeção;
  • Medicamentos anti-inflamatórios para manter o inchaço do couro cabeludo controlado.

É normal que os folículos transplantados venham a cair, duas ou três semanas após a cirurgia, abrindo caminho para que novos fios cresçam. Os resultados após o transplante capilar são “quase” definitivos, desde que seja realizado um acompanhamento com o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro. O processo de cicatrização fica completo ao fim de 3 a 4 dias, sem deixar qualquer cicatriz visível.

Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Transplante Capilar Rio de Janeiro ou Cirurgião Plástica Rio de Janeiro. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Qual é o tratamento mais moderno para varizes? - Cirurgião Vascular Rio de Janeiro
Qual é o tratamento mais moderno para varizes? - Cirurgião Vascular Rio de Janeiro

A técnica Endolaser para Varizes ATTA, também conhecida como ablação térmica totalmente assistida, é um procedimento destinado para o tratamento de varizes grossas.

 

Trata-se de um tratamento revolucionário, no qual é utilizado apenas o laser endovenoso, sem que haja a necessidade de cortes. Atualmente, a ATTA é a primeira opção dos Cirurgiões Vasculares para o tratamento de varizes, garantindo resultados duráveis, poucos riscos e um excelente resultado estético.

 

 

A técnica Endolaser para Varizes ATTA deve ser realizada por um Cirurgião Vascular 100% qualificado e verificado. Na Guia Saúde, você pode encontrar Cirurgiões Vasculares especializados na técnica Endolaser para Varizes ATTA, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Palavras-chave: Endolaser para Varizes ATTA, Cirurgião Vascular, Rio de Janeiro, Cirurgião Vascular Rio de Janeiro, Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro.

 

  • Cirurgião Vascular Rio de Janeiro: Como funciona o procedimento? - Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro

No ATTA, o Cirurgião Vascular Rio de Janeiro utiliza uma fibra de Endolaser 1470nm, a qual é introduzida através de uma pequena punção da veia, sem cortes. O calor emitido pelo laser promove o fechamento das varizes médias e calibrosas, sem romper os vasos, diferente de como ocorre nas cirurgias convencionais.

Além de conferir excelentes resultados estéticos o uso do Endolaser 1470nm, o Ensolaser ATTA possibilita ao Cirurgião Vascular Rio de Janeiro mapear as veias não visíveis na pele, tratando a doença varicosa de forma mais completa e reduzindo os casos de recidivas, comuns a muitas pacientes que foram submetidas a cirurgia convencional.

 

Todo o procedimento é guiado por ecodoppler, trazendo mais segurança e eficácia à técnica Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro.

 

  • Cirurgião Vascular Rio de Janeiro: Principais vantagens da técnica - Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro

A principal vantagem desse tratamento é que todas as atividades cotidianas podem ser mantidas de forma rotineira, inclusive as atividades físicas e laborais. Além disso, outras vantagens da técnica Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro são:

 

- Seção única;

- Não exige preparo;

- É realizado sem a necessidade de cortes;

- Não tem necessidade de internação hospitalar;

- Retorno às atividades precocemente, sem repouso prolongado;

- O procedimento não é doloroso, pois o Cirurgião Vascular Rio de Janeiro utiliza o resfriamento da pele a -20 graus, por meio de sedação consciente, sedação venosa superficial ou com anestesia local regrada;

- Redução significativa dos hematomas e dor pós-operatórios.

 

  • Cirurgião Vascular Rio de Janeiro: Por que devo tratar as varizes a laser e não com cirurgia? - Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro

Ao longo dos últimos anos, pudemos presenciar diversos avanços tecnológicos, especialmente na medicina, fazendo com que muitos tratamentos passassem a ser realizados de forma minimamente invasiva, algo que também ocorreu com o tratamento das varizes.

 

O tratamento de varizes a laser pode ser citado como o grande responsável por essa mudança na cirurgia vascular, visto que o mesmo pode ser utilizado em praticamente 100% dos casos de tratamento, substituindo a invasiva cirurgia vascular tradicional.

 

Com o uso do Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro, hoje é possível provocar a absorção dos vasos que antes eram removidos por cortes, diminuindo assim o risco de recidivas e de neovascularização.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Cirurgiões Vasculares qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Vascular Rio de Janeiro ou Endolaser para Varizes ATTA Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Viscossuplementação em Botafogo: Restaure a flexibilidade e previna a dor como os especialistas da Guia Saúde
Viscossuplementação em Botafogo: Restaure a flexibilidade e previna a dor como os especialistas da Guia Saúde

Translator
 
 
 
 

 

Descubra tudo sobre a viscossuplementação em Botafogo. Saiba todos os benefícios da viscossuplementação para a saúde articular e entenda como ela pode melhorar sua qualidade de vida. Além disso, você pode encontrar os melhores ortopedistas para Viscossuplementação com o buscador da Guia Saúde.

 

Palavras-Chave: Viscossuplementação Botafogo, Injeção de ácido hialurônico joelho Botafogo, Artrose tratamento Botafogo, Ortopedista Botafogo.

 

A artrose é uma doença caracterizada pela degeneração progressiva das articulações, a qual resulta em desconforto, inflamação e limitação da mobilidade. Na busca por soluções eficazes, a Viscossuplementação se destaca como uma alternativa valiosa. O tratamento proporciona o alívio imediato dos sintomas, além de desempenhar um importante papel na reversão dos efeitos degenerativos da doença. Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos principais ortopedistas de Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro,  exploramos todos os detalhes da viscossuplementação para a artrose e seus benefícios.

  • Ortopedista Botafogo: Em Que Consiste a Viscossuplementação? - Viscossuplementação Botafogo

A viscossuplementação é um procedimento médico relativamente novo, e é feito com a injeção de uma preparação de ácido hialurônico na articulação. O princípio da viscossuplementação está baseado no fato dos pacientes com artrose apresentarem uma menor concentração de ácido hialurônico.  O ácido hialurônico é uma substância naturalmente encontrada no corpo humano, a qual desempenha um papel crucial na lubrificação das articulações e, dessa forma, não há risco de rejeição da mesma pelo organismo. A Viscossuplementação Botafogo promove resultados duradouros para os pacientes, fazendo com que essa abordagem seja a mais recomendada para pessoas que buscam uma solução de longo prazo para artrose.

  • Ortopedista Botafogo: Como Funciona o Tratamento? - Viscossuplementação Botafogo

Na viscossuplementação, o ácido hialurônico é injetado diretamente na articulação afetada pela artrose,  agindo como lubrificante e amortecedor. Dessa forma, a substância reduz significativamente o atrito entre as superfícies articulares, proporcionando alívio imediato da dor ao paciente, além de promover uma melhora na mobilidade. O ácido hialurônico possui propriedades anti-inflamatórias de longo prazo e produz alívio prolongado da dor. As injeções também podem estimular o organismo a produzir ácido hialurônico. Os efeitos da Viscossuplementação Botafogo podem durar vários meses mesmo após a última aplicação.

  • Ortopedista Botafogo: Benefícios da Viscossuplementação para Artrose - Viscossuplementação Botafogo

- Alívio da Dor: A Viscossuplementação Botafogo é conhecida por proporcionar alívio imediato da dor associada à artrose.

 

- Melhora da Mobilidade: Pacientes relatam uma significativa melhora na mobilidade das articulações tratadas.

 

- Tratamento Não Cirúrgico: Evita a necessidade de intervenções cirúrgicas, sendo uma opção menos invasiva.

  • Ortopedista Botafogo: Agende Sua Consulta com o Buscador Inteligente da Guia Saúde - Viscossuplementação Botafogo

A viscossuplementação é útil para os pacientes que não responderam adequadamente ao tratamento com outras medidas terapêuticas, podendo ser feita em qualquer fase da artrose, porém, seus efeitos parecem ser maiores nos pacientes com artrose em fase inicial. Logo, se você busca pelo alívio da dor e melhoria na mobilidade por meio de uma abordagem não cirúrgica, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar especialistas qualificados em Botafogo.

Ver matéria
Candidíase vaginal - o que é, causas, sintomas - Candidíase Rio de Janeiro
Candidíase vaginal - o que é, causas, sintomas - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O estado do Rio De Janeiro, é um polo de referência para  o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Candidíase Rio de Janeiro.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Rio de Janeiro e ao procedimento como Candidíase Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista Rio de Janeiro.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

Na consulta, o Ginecologista Rio de Janeiro analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista Rio de Janeiro pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista Rio de Janeiro deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista Rio de Janeiro, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista Rio de Janeiro pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Candidíase Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Riscos Cirurgia Plástica: A Importância de um Bom Cirurgião Plástico e O Pesadelo de Marta
Riscos Cirurgia Plástica: A Importância de um Bom Cirurgião Plástico e O Pesadelo de Marta

O sonho de ser mãe e dar continuidade às próximas gerações de uma família faz parte do projeto de vida de muitas mulheres, sendo comum encontrarmos relatos felizes de futuras mamães sobre as mudanças que sentem em seu corpo, o crescimento da barriga e com o bebê se mexendo no seu interior. Entretanto, também existem histórias de mulheres que, devido às mudanças físicas advindas da gestação, têm suas relações de autoestima e amor próprio abaladas.

 

Nesse sentido, muitas mulheres recorrem à cirurgia plástica como solução para corrigir esses incômodos, mas, novamente, existem histórias de sucesso e de arrependimento, como é o caso da Marta, uma mulher forte e resiliente que experienciou com imensa alegria a chegada do seu primeiro filho, e hoje sofre com as mudanças físicas decorrentes de complicações desse processo.

 

  • Riscos de Uma Cirurgia Plástica: As Alterações Físicas Vivenciadas ao Tornar-se Mãe - Cirurgião Plástico Qualificado no Rio de Janeiro

Marta (nome fictício pelo qual iremos nos referir a personagem deste relato, a fim de preservar o anonimato da paciente real), sempre carregou consigo o sonho de tornar-se mãe, mas a maternidade em sua vida veio acompanhada de desafios que impactaram de forma profunda a sua autoestima. Marta passou a se sentir menos amada e desejada pelo seu marido, evitava olhar seu próprio reflexo no espelho e passou a fazer uso de uma cinta apertada ao longo do dia, mesmo que esta lhe causasse um grande incômodo, principalmente no trabalho.

 

Seu marido, muito preocupado com a situação, começou a pensar em soluções para ajudar sua esposa e ao pedir conselhos para um amigo, acabou descobrindo sobre a abdominoplastia — cirurgia que envolve a retirada do excesso de pele e gordura do abdômen médio e inferior com o objetivo de corrigir a diástase abdominal —, recebendo a indicação de um cirurgião plástico que poderia realizar a cirurgia, cobrando 40% a menos do valor normalmente cobrado pelo procedimento.

 

  • Riscos de Uma Cirurgia Plástica: O Dia da Cirurgia - Cirurgião Plástico Qualificado no Rio de Janeiro

No dia da cirurgia, Marta estava ansiosa e repleta de esperança. Toda sua família estava presente para testemunhar a realização de mais um sonho. No entanto, o que deveria ser um momento de alegria e renovação transformou-se em um pesadelo prolongado, começando pelo tempo inicialmente previsto para a cirurgia, que durou mais de cinco horas, gerando angústia e preocupação nos seus familiares, receando que Marta estivesse passando por complicações na cirurgia plástica. Além disso, o pós-operatório foi marcado por intercorrências, com Marta apresentando febre alta no terceiro dia após o procedimento, o que a levou de volta ao hospital, revelando uma infecção decorrente da cirurgia.

 

  • Riscos de Uma Cirurgia Plástica: Sinais de Alerta de Complicações Após uma Cirurgia Plástica - Cirurgião Plástico Qualificado no Rio de Janeiro

As semanas seguintes foram marcadas por febre alta e dores intensas, tornando a sua recuperação extremamente complicada e refletindo também na relação de Marta com o seu filho, já que a mesma mal conseguia estar com a criança. Em relação a cicatrização, Marta começou a notar que a aparência do seu umbigo, região que normalmente é refeita na abdominoplastia, tornava-se cada vez mais inestética. Nesse ponto, devido às complicações da cirurgia plástica, toda a família de Marta já desconfiava do cirurgião plástico responsável pelo procedimento e decidiram pesquisar mais sobre o mesmo. Buscando no Google pelo nome do profissional, logo encontraram diversos depoimentos negativos sobre aquele médico, descobrindo também que o mesmo era réu em lista de processos judiciais e que ele também não possuía o título de  especialista em cirurgia plástica ou RQE.

 

  • Riscos de Uma Cirurgia Plástica: Dados da SBCP Ressaltam o Alerta - Cirurgião Plástico Qualificado no Rio de Janeiro

O relato de Marta é mais comum do que você pode imaginar. De acordo com dados de 2023 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a taxa de mortalidade por cirurgias plásticas no Brasil é de 0,08%, o que equivale a 8 mortes por cada 10 mil procedimentos realizados. Além disso, essa porcentagem engloba até  mesmo profissionais qualificados, destacando a importância da escolha cuidadosa e informada do especialista ao buscar por procedimentos cirúrgicos.

 

  • Riscos de Uma Cirurgia Plástica: A Importância de Escolher um Profissional 100% Qualificado e Verificado - Cirurgião Plástico Qualificado no Rio de Janeiro

A Guia Saúde reforça o alerta da SCCP a toda a população: não comprometa sua segurança em busca de soluções rápidas ou com base no preço cobrado pelo procedimento que você deseja realizar. Em vez disso, pesquise sobre o médico, confirme que o mesmo possui as credenciais de especialista que diz ter, saiba mais a respeito do seu histórico e garanta a realização do seu sonho de forma segura.

 

Pesquise pelo nome do profissional no buscador do Google e caso você encontre um dos links da Guia Saúde, asseguramos que aquele profissional é um especialista 100% qualificado e verificado.

Ver matéria
Cisto no ovário: o que é, sintomas, tipos e tratamento - Cistos no Ovário Rio de Janeiro
Cisto no ovário: o que é, sintomas, tipos e tratamento - Cistos no Ovário Rio de Janeiro

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

O estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Cistos no Ovário Rio de Janeiro.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Rio de Janeiro e ao procedimento como Cistos no Ovário Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista Rio de Janeiro

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  Rio de Janeiro

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista Rio de Janeiro

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista Rio de Janeiro

O Ginecologista Rio de Janeiro pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista Rio de Janeiro poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista Rio de Janeiro

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista Rio de Janeiro levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista Rio de Janeiro para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista Rio de Janeiro pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista Rio de Janeiro pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos Rio de Janeiro, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA