Guia SaÚde Blog

O que faz um Endocrinologista? Rio de Janeiro
O que faz um Endocrinologista? Rio de Janeiro

O que faz um Endocrinologista? Rio de Janeiro

A endocrinologia é uma especialidade da medicina que se dedica ao tratamento dos problemas que acometem as glândulas endócrinas, suas funções e as doenças inerentes a elas. O estado do Rio de Janeiro dispõe de uma gama  de endocrinologistas, que você pode encontrar ao buscar pelos termos Endocrinologista Rio de Janeiro. Ao longo do texto, iremos utilizar os termos Endocrinologista Rio de Janeiro, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site, facilitando a sua busca por esse profissional.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que é o sistema endócrino?

O sistema endócrino é composto pelas glândulas endócrinas, que são responsáveis pela produção e pela liberação de hormônios, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Esses hormônios são transportados pela corrente sanguínea e direcionados aos órgãos e tecidos, conforme esclarecem os Endocrinologistas do Rio de Janeiro. Quando ocorre a deficiência ou o excesso de produção das glândulas endócrinas, alguns sintomas podem surgir, alertando sobre possíveis problemas. Entre as principais glândulas do sistema endócrino, destacamos:

  • Hipotálamo;
  • Hipófise;
  • Glândula tireóide;
  • Glândulas paratireoides;
  • Células ilhotas do pâncreas;
  • Glândulas adrenais;
  • Testículos em homens e ovários na mulher.

Os Endocrinologistas do Rio de Janeiro descrevem que o hipotálamo é uma pequena área do cérebro conectada à hipófise, secretando assim diversos 

hormônios para executar o controle da hipófise. A hipófise secreta os hormônios que controlam as funções de outras glândulas endócrinas.

O que faz um endocrinologista?

O Endocrinologista Rio de Janeiro realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios citados anteriormente e ao metabolismo, cuidando que pacientes que possam doenças como osteoporose, diabetes, obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação. Entre as principais doenças tratadas pelo Endocrinologista Rio de Janeiro estão:

?Diabetes: A diabetes é uma doença que atinge aproximadamente 400 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que o seu tipo mais comum é o tipo 2, estando associado à obesidade e à resistência ao hormônio insulina. O Endocrinologista Rio de Janeiro pode realizar tratamentos orais ou injetáveis, com a finalidade de reduzir essa resistência, assim como indicar uma mudança de hábitos de vida.

Obesidade: Sendo classificada como uma pandemia, de acordo com a OMS, a obesidade é fruto do desequilíbrio entre o que é consumido e o gasto calórico. O Endocrinologista Rio de Janeiro pode realizar o tratamento dessa doença ao indicar dieta e exercícios e ainda, deverá avaliar quais foram os danos causados pela obesidade sobre o corpo do paciente. 

Colesterol alto: Os altos níveis de colesterol podem estar relacionados ao risco do desenvolvimento de doenças, sendo papel do Endocrinologista Rio de Janeiro definir qual é a melhor opção de tratamento, se há a necessidade do uso de medicamentos ou da mudança de hábitos, levando em conta todos os riscos cardiovasculares que podem estar associados.

Distúrbios da tireoide: Os distúrbios da tireoide se destacam como uma das causas mais comuns entre as doenças endocrinológicas. O hipotireoidismo ocorre quando há a redução da produção de hormônios, enquanto o hipertireoidismo se dá pelo excesso de hormônios. O Endocrinologista Rio de Janeiro deve avaliar 

cuidadosamente cada caso, optando pelo tratamento que melhor se encaixa às necessidades do paciente.

Andropausa e menopausa: A menopausa é um momento onde há muitos sintomas físicos e psíquicos que se desenvolvem nas mulheres, sendo fundamental que o Endocrinologista Rio de Janeiro  avalie os riscos e os benefícios da reposição hormonal, assim como na andropausa, no caso dos homens.

Osteoporose: O Endocrinologista Rio de Janeiro pode diagnosticar doenças que causam a osteoporose, assim como tratá-las.

Alterações de crescimento em crianças e adolescentes: O Endocrinologista Rio de Janeiro pode investigar as causas de baixa ou alta estatura, além da puberdade precoce ou atrasada, fazendo o acompanhamento desses pacientes e prescrevendo um tratamento caso haja necessidade.



Endocrinologista
Rio de Janeiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email